Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



quinta-feira, outubro 15

PACIÊNCIA TEM RECOMPENSA

No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem.
Ela disse:
Aquele ali é meu filho, o de suéter vermelho deslizando no escorregador.
- Um bonito garoto - respondeu o homem - e completou: - Aquela de vestido branco, pedalando a bicicleta, é minha filha.
Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha.
- Melissa, o que você acha de irmos?
Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos!
O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração.
Os minutos se passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha:
- Hora de irmos, agora?
Mas, outra vez Melissa pediu:
- Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos!
O homem sorriu e disse:
- Está certo!
- O senhor é certamente um pai muito paciente - comentou a mulher ao seu lado.
O homem sorriu e disse:
- O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado,
quando montava sua bicicleta perto daqui. Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele.
Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa.
Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta.
Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-lá brincar...

Em tudo na vida estabelecemos prioridades.
Quais são as suas?
Lembrem-se: nem tudo que é importante é prioritário, e nem tudo que é necessário é indispensável.

quarta-feira, outubro 7

II Simpósio sobre Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade:

Novos caminhos da avaliação à reabilitação17 de outubro de 2009
UniFMU – Campus IbirapueraSão Paulo – SP
Organização:
MEMC Assessoria em Eventos Médicos e CientíficosComissão CientíficaProfa. Alexa L. SennyeyProf. José M. Montiel
APRESENTAÇÃO DE CASO CLÍNICOENVIO DE RESUMO ATÉ 30/09/2009
Programação 8h00 - credenciamento9h00 – Histórico,  comorbidades, avaliação e questões atuais nos quadros de TDAH             Prof. Abram Topczweski – médico neuropediatra – Hospital Albert Einstein / Associação Brasileira de Dislexia 9h45min – Procedimentos de avaliação psicológica da atenção Profa. Ângela Alfano Campos – psicóloga - UFRJ  10h30min – café  10h45min – Implicações e perfil neuropsicológico do TDAH                       Profa. Sylvia Ciasca – psicóloga - UNICAMP 11h30 - Apresentação de caso clínico        
Coordenadores: Prof. Dr. José M. Montiel –  psicólogo – Universidade AnhangueraProfa. Thais Barbosa – Fonoaudióloga -  NANI/UNIFESP  12h30 – almoço 14h00 - Possibilidades de Tratamento para o TDAH              Prof. César Moraes - médico psiquiatra - UNICAMP / PUC-CAMPINAS 14h45min – Atuação psicológica no diagnóstico do TDAHProfa. Márcia Maria Toledo –  psicóloga – UNIP / UNICAMP 15h30min – Aspectos neuropsicológicos no TDAH: um enfoque nos processos de aprendizagem                     Profa. Cristiana Castanho de Almeida Rocca – psicóloga – Ipq-HC-FMUSP / Universidadesã o Camilo  16h15 – café 16h30min  – Comprometimentos e intervenção na habilidade motora no TDAH                      Profa. Simone Capellini – Fonoaudióloga - UNESP-MARÍLIA 17h15min – A Intervenção psicopedagógica  no TDAH                    Profa. Ana Silvia Figueiral – psicopedagoga - CEREPP-Centro Recuperação Psicopedagógica 18h00 – encerramento * A programação poderá sofrer alterações sem prévio aviso. 
APRESENTAÇÃO DE CASO CLÍNICO
ENVIO DE RESUMO ATÉ 30/09/2009
Durante o II Simpósio sobre Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade: novos caminhos da Avaliação à Reabilitação, teremos um espaço para apresentação de caso clínico. O resumo deverá ser enviado até dia 30/09/2009 para análise  e aprovação pela Comissão Científica.  O resumo deverá ser gerado no aplicativo Microsoft Word, com letras em fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12 e parágrafo com espaçamento 1. Deverá constar nome do autor; nome fictício do paciente, breve histórico do paciente com conteúdos relevantes da anamnese, exames e testes realizados, contendo ao todo 1 lauda (uma página).O resumo deverá ser enviado, por e.mail, em anexo, para memc@memc.com. br  , no corpo do texto do e.mail deverá conter nome completo do autor e/ou responsável pelo envio e telefone(s) para contato.  Envie seu resumo para memc@memc.com. br Faça sua inscrição acessando o site www.memc.com. br 
TAXA DE INSCRIÇÃO Profissionais – R$ 80,00                 Estudantes – R$ 50,00
Bolsa para alunos da UniFMU (vagas limitadas)Serão considerados estudantes alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado que apresentarem comprovante no ato da inscrição.
Efetuar depósito bancário em nome de MEMC Assessoria em EventosBanco do Brasil S/A – agência 0712-9 – conta corrente 39.733-4Banco Itaú – agência 7781 – conta corrente 00043-0
Após depósito enviar comprovante bancário para memc@memc.com. br ou Fax 11 4242-2296
 Promoção:MEMC Assessoria em Eventos Médicos e Científicoswww.memc.com. br  -    memc@memc.com. brFones: 11 4242-2595  - 11 9547-1579    -  FAX 11 4242-2296 Apoio:UniFMU * A programação poderá sofrer alterações sem prévio aviso.

segunda-feira, outubro 5

Os benefícios da Equoterapia


            De todos os animais, o cavalo é quem tem o número e distância do passo e deslocamento de anca mais parecido ao do homem. Este passo provoca dissociações dos quadris e ombros, rotação e movimentos em quem está montado. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo na reabilitação de pacientes com necessidades especiais. “O método se baseia na movimentação rítmica e precisa do animal, permitindo o deslocamento tridimensional”, afirmou Dione M. K. Santos, Terapeuta Ocupacional. Dione relata que seu interesse pela equoterapia surgiu quando morou na Itália; depois no Brasil sua formação se deu na Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), em Brasília, desde então são mais de 12 anos dedicados a essa área. A prática sobre o cavalo oferece benefícios diretos,como melhora na coordenação motora, melhora na consciência corporal, estruturação espacial e orientação temporal, equilíbrio, flexibilidade muscular, respiração e circulação, melhora a comunicação, memória, atenção, concentração, criatividade e improvisação. “As sessões devem ter cerca de 30 minutos, nelas o paciente montado recebe de 1.800 a 2.200 ajustes tônicos”, revela Dione. Silvia Mara, 26 anos, tem deficiência mental leve e transtorno bipolar, na equoterapia viu uma opção para sua recuperação. Hoje ela trabalha como atendente de uma biblioteca e fala fluente inglês e italiano. “A equoterapia ajudou minha recuperação”, afirmou Silvia. O pequeno Marcelo, 4, tem sequela de paralisia cerebral, e o trabalho com o cavalo proporcionou melhora na sua coordenação, força e direção de movimentos. Dione lembra que para a realização da equoterapia é necessária uma avaliação médica; e são utilizados materiais específicos e os cavalos são apropriados para essa prática. Ela também explica que a equoterapia não substitui nenhuma outra terapia, mas sim acrescenta. História A utilização do cavalo na área de sude é tão antiga quanto a própria história da medicina. Sua origem data da antiga Grécia, onde Hipocrates refere-se a equitação como fator regenerador da saúde em seu livro “Das dietas”. A 1ª guerra foi um fator que contribuiu para o desenvolvimento da equoterapia. Muitos soldados, acometidos com a guerra, foram motivados em sua reabilitação com esse tratamento. A equoterapia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 9 de Abril de 1997, sendo incorporada ao arsenal de métodos e técnicas direcionadas aos programas de reabilitação de pessoas com necessidades especiais. Mais informações: (41) 9188-3929. Áreas de aplicação da equoterapia São diversas aplicações terapêuticas desta modalidade. As principais são as seguintes: Hipoterapia: É a reabilitação de pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental que não têm independência para se manter no cavalo sem ajuda. Reeducação eqüestre: Com fins pedagógicos, utilizada na área educativa, indicada em distúrbios de aprendizagem, linguagem, déficit de atenção, hiperatividade, etc. Pré-esportiva e esportiva: É um trabalho direcionado para atendimentos em grupos individuais, como objetivo de inserção na sociedade, através da equitação. O passo, trote e galope contribuem na organização espacial, equilíbrio, lateralização, concentração e coordenação motora grossa ou fina.                 

II CONGRESO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA


II CONGRESO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
III FÓRUM INTERNACIONAL PARA PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL

SALVADOR -BA, 02 A 04 DE DEZEMBRO DE 2009


ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES : www.educacaoinclusiva.ufba.br


PARTICIPE !

2o. CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL



19 E 20 DE OUTUBRO DE 2009 INFORMAÇÕES: www.abt-br.org.br

A Associação Brasileira de Tecnologia Educacional realizará na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2009, o seu Congresso Internacional, tendo como tema central "Impactos Sociais da Tecnologia Educacional".
As inscrições já se encontram abertas e há condições especiais para as reservas feitas até o dia 10 de setembro.

O segundo Congresso de Tecnologia Educacional da ABT encontra-se estruturado com quatro conferências internacionais e dois painéis de políticas públicas para as áreas de educação e ciência e tecnologia, sendo complementado por sessões de posters e seis cursos de aperfeiçoamento profissional.
A programação completa, inserida na página eletrônica da Associação, possibilita uma visão geral sobre os Impactos Sociais da Tecnologia Educacional.