Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



segunda-feira, março 26

2 de abril

          


 Dia 2 de abril, junte-se a nós: Vista-se de azul e abrace essa causa!!!
          Nossos filhos precisam ser respeitados. 

DIGNIDADE E CIDADANIA: Projeto de Lei Federal nº 1631/11





"A garantia e efetivação de nossos DIREITOS advém da CONSCIÊNCIA DE NOSSOS DEVERES!". É URGENTE que cada vez mais familiares, amigos, profissionais dedicadas a causa da pessoa com autismo se engajem nessa luta. Não haverá VITÓRIA sem a participação de todos, sem uma mudança de PARADIGMA, ou seja, não podemos esperar que os outros façam, é preciso que cada um dê sua contribuição. Para mim é uma honra poder lutar por meu filho e por tantos outros com autismo. É uma oportunidade de chamarmos a atenção da sociedade para os IMENSOS DESAFIOS DAS FAMÍLIAS DE UMA PESSOA COM AUTISMO e, o quanto é importante que todos, TODOS, façamos alguma coisa para tornar o país em que vivemos capaz de RECEBER, ACOLHER E TRATAR as pessoas com autismo ou qualquer outra síndrome ou deficiência. Quero agradecer o esforço de todos em promover a divulgação do Projeto de Lei Federal nº 1631/11, que trará DIGNIDADE E CIDADANIA a milhares e milhares de pessoas com autismo em nosso país. De Ulisses da C. Batista

2 de abril: DIA MUNDIAL DO AUTISMO





        Senhores governantes, mais um aniversário vem ai, já são 3 anos e nada foi feito. Faça-se cumprir a LEI Nº 8.756, DE 02 DE ABRIL DE 2009 que Institui o Sistema Estadual Integrado de Atendimento a Pessoa Autista e da outras Providencias do Estado da Paraíba. Nossos filhos aguardam e os seus?

segunda-feira, março 19

Às vezes eu choro...



               Hoje olhando para meu filho Lourenço Segundo, pensei nas outras pessoas que não tiveram a oportunidade de crescimento espiritual que nós pais especiais temos e resolvi escrever um pouco...
               Divido com vc meus pensamentos....
 


 Às vezes eu choro...
Choro por outras pessoas... tão cheias de si, tão determinadas, donas do próprio nariz,
tão cheias do nada...
Que tiveram e/ou não querem a oportunidade de ter um amor. Um amor de verdade, puro, sincero, sublime,
Um AMOR incondicional!
Atitudes puras...
Às vezes choro...
Choro por essas pessoas que desprezam, descriminam e batem no peito que é feliz.
Às vezes eu choro...
Choro por todo um mundo, tão besta, fútil, oco.
Mas, na grande maioria, eu SORRIO.
SORRIO e dou gargalhadas...
Tenho um coração AZUL.
Tenho um AMOR diferente! Sim, um amor diferente, especial! Sublime!!!!
Um AMOR que só se explica quando se vive-o.
Tenho um amor que me alimenta dia e noite. Tenho um AMOR que me faz bem a cada SEGUNDO da minha existência.
Vivamos muitos SEGUNDOS de verdadeiro AMOR.

sexta-feira, março 2

MP determina, mas Estado nega matrícula a aluno autista

Conselho Tutelar também solicitou matrícula, mas assim como MP, não foi atendido

   O senhor Josué Gomes da Silveira Filho (foto) procurou a reportagem do Portal WSCOM, na manhã desta sexta-feira, 2, para denunciar que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, negou matrícula a seu filho, Adony Marques da Silveira, de 7 anos, que é portador de necessidades especiais, mesmo após solicitação do Conselho Tutelar e do Ministério Público Estadual.De acordo com Josué Gomes, seu filho Adony sofre de Transtorno Global de Desenvolvimento e traços de Autismo, sendo tratado na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), por isso solicitou ao Estado, através do Ministério Público, uma vaga no Colégio Sesquicentenário, que fica quase em frente à FUNAD. Josué reside com o filho e a família no bairro do Treze de Maio.
A solicitação do Conselho Tutelar, Região Norte, foi feita diretamente ao Sesquicentenário, no dia 26 de janeiro, e diante da recusa do colégio de matricular o garoto, o senhor Josué procurou o Ministério Público.

Determinação do MP, que não foi cumprida (Crédito: Wscom)
             No dia 30 de janeiro, a promotora da Educação, Fabiana Lobo, encaminhou ofício ao secretário estadual de Educação, Afonso Celso Scocuglia, solicitando, no prazo de cinco dias, a abertura da vaga para o garoto Adony. No ofício, recebido pela secretaria no dia 03 de fevereiro, a promotora ressaltava que Adony é portador de necessidades especiais (autiofício negando a solicitação de Fabiana Lobo.
“Ao cumprimentá-la e em atenção ao ofício requisitando a efetivação da matrícula do aluno Adony Marques da Silveira, no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, localizado nesta Capital, informamos-lhe que o ingresso de alunos naquele Centro se dá por meio de processo seletivo, motivo pelo qual lamentavelmente estamos impossibilitados de atender ao pleito requisitadosta).
No dia 14 de fevereiro, o secretário respondeu o diz o ofício recebido pela Promotoria da Educação no último dia 17 de fevereiro.

Secretaria nega pedido de matrícula (Crédito: Wscom)
          Após as negativas da Escola e da secretaria de Educação, o senhor Josué ficou indignado com a situação. Emocionado, o pai desabafou.
Como é difícil ser pai de uma criança especial, se meu filho fosse normal acredito que as pessoas, as autoridades as tratariam melhor e as coisas seriam mais fáceis”, disse.
“Eu estou indignado com o descaso das autoridades, pois meu filho é portador de necessidades especiais e por ser mais frágil, desprotegido merecia uma atenção maior. Mas, acontece justamente o contrário ele é desrespeitado por que quem deveria assegurar seus direitos”, acrescentou.
Retirado de
Marcos Wéric
WSCOM Online