O programa computacional educativo Mestre® (Goyos & Almeida, 1994) destina-se a professores e demais educadores que atuam na área de educação pré-escolar e de primeiro grau e na educação especial.
O Mestre® foi desenvolvido no LAHMIEI com o objetivo de servir como uma ferramenta de auxílio ao ensino de habilidades acadêmicas diversas para aprendizes a partir da idade de três anos.
O programa permite que o educador crie a tividades diversas de acordo com as suas necessidades e as do aprendiz.
O programa permite uma interação bastante amigável com o usuário. Uma tela principal apresenta seis ícones, com desenhos sugestivos do conteúdo, que dão acesso a todas as ferramentas disponíveis.
Cada ícone leva a uma nova tela quando o usuário clica em um deles com o mouse. Os ícones são os seguintes:
· desenho de uma criança interagindo com o computador: leva para a área de escolha da tarefa a ser executada pelo aluno;
· desenho de um adulto interagindo com o computador: leva para a área de criação de tarefas;
· desenho de uma folha de papel: dá acesso ao registro do desempenho do aprendiz e traz a opção de imprimir esse registro em forma de relatório;
· desenho de um gravador: permite acesso ao conjunto de sons disponíveis;
· desenho de uma câmera fotográfica: permite acesso ao conjunto de imagens disponíveis;
· desenho de uma porta: para sair do sistema.
É possível introduzir ou eliminar sons e imagens, adaptando a base de dados às necessidades do aprendiz ou objetivos do educador. A tela de criação de tarefas é usada para elaborar os conjuntos de exercícios ou problemas ou para modificar os já existentes. Para criar uma nova tarefa, o educador deve nomeá-la, introduzir sons, imagens e textos como estímulos modelos e imagens, textos e letras como estímulos comparações. O sistema permite introduzir até dois modelos por exercício e até três comparações. Mesmo após criada, a tarefa pode ser alterada, incluindo novos exercícios ou apagando os já existentes.
A opção para resolver tarefas contém as lições criadas anteriormente. O usuário pode escolher uma dessas lições para ser executada clicando sobre ela com o mouse. O nome do aprendiz pode ser digitado para depois ser impresso juntamente com o nome da tarefa no relatório. Existe, ainda, a opção de usar ou não conseqüências para as respostas do aluno. A interação do aprendiz com o sistema dá-se através do mouse ou do teclado. As apresentações dos modelos e das comparações na tela seguem os moldes das tarefas de escolha de acordo com o modelo, sendo que o programa apresenta na parte superior da tela os estímulos modelos e na parte inferior, os estímulos comparações.
O programa fornece um relatório com informações relevantes do desempenho do aluno durante a execução de uma dada tarefa. A tela que mostra a opção de gerar relatório contém informações sobre todas as tarefas disponíveis para solicitação de relatório. O relatório traz as seguintes informações: nome do aluno, nome da lição, data, horário de início e de fim da tarefa e um resumo do desempenho do aluno na lição com freqüência simples e porcentagem de erros e acertos.
O relatório apresenta, ainda, informações detalhadas da lição: número e ordem das tarefas apresentadas, estrutura de cada tarefa (modelos e comparações), a escolha determinada como correta pelo educador e a escolha efetiva do aluno.
Pensando um Segundo...
... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.
Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "
Abraços
Vilma Candido
Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "
Abraços
Vilma Candido
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
tenho um filho autista onde compro o mestre
glaucognc@hotmail.com
Olá Glauco,
Obrigada por visitar meu blog. Este software é free. Vc pode fazer o dowload no link abaixo:
http://downloads.aonde.com/download/19175/mestre.htm
Boa sorte.
Vilma
Postar um comentário
Deixe seu comentário por favor.