Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



quarta-feira, julho 28

Software identifica autismo a partir de fala de criança

São Paulo - Pesquisadores norte-americanos desenvolveram um software capaz de indicar a predisposição de uma criança ao autismo a partir do modo como ela fala. Com as gravações das palavras ditas durante o dia, o programa de computador avalia como a criança emite determinados fonemas e é capaz de dar um diagnóstico.

Liderados por Kimbrough Oller, os cientistas da Universidade de Memphis analisaram mais de 3 milhões de pronúncias de sílabas e coletaram quase 1,5 mil gravações de dias inteiros de 232 crianças entre 10 meses e 4 anos de idade.

O software foi criado com base na análise de padrões de fala de crianças autistas. O programa foi capaz de identificar a existência de autismo em 86% dos casos, além de indicar a idade de crianças com desenvolvimento normal. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy os Sciences nesta semana.

TagsCiênciaSaúdeSoftwareTecnologia

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.