Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



domingo, agosto 15

Conselhos para mães que chegam

Recebi, através de um grupo online que participo, uma mensagem de uma mãe de autista que muito me incentivou e que, com a permissão dela, resolvi dividir com todas mães que estão também lutando por dias melhores para seus filhos e muitas dúvidas estão aparecendo....


Hoje, como meu filho está saindo do espectro, penso em que conselhos eu daria a uma mãe que acabou de ter o diagnóstico.. .


Acho que quero compartilhar 2 coisas: fé e equilíbrio.



Primeiro a Fé: foi minha fé em Cristo que me deu forças para enfrentar tudo isso.

Seja qual for a sua fé, ela será necessária, pois não é facil esse percurso.

É uma corrida de 800 metros, e não de 100...

Então não gaste TODA sua energia, saúde e dinheiro nos primeiros 100 metros

Depois o Equilíbrio: Vocês encontrarão no caminho pessoas e teorias radicais em tudo...

Muitos com boas intenções...mas extremamente radicais...

POR FAVOR: mais equilibrio e menos piração!!!

Vocês são o porto seguro de seus filhos, e o exemplo de sanidade que eles têm em casa.

Não entrem em parafuso também.

Por mais que nos queiramos nos dedicar 24 horas a estimula-los, eles precisam de exemplos de NORMALIDADE em casa. Sabe? Mamãe, papai, amiguinhos, vizinhos, escolinha, almoco com arroz, feijao... comida.. à mesa com a familia.. não isolem seu filho do mundo!!!

Essas atividades tambem oferecem estimulos

Por favor, não é minha intenção ofender nem desagradar ninguem, aliás, se não fosse a dedicação dessas pessoas maravilhosas e tão obstinadas em suas áreas de contribuição, não saberíamos um décimo do que sabemos hoje sobre autismo. Amo todos vocês e sei que estamos fazendo nosso melhor, cada um a seu modo.

Mas moderação não faz mal a ninguem.

Nesse caminho, vale a pena conhecer tudo. Sua DEDICAÇÃO é fundamental.

Estar informado é sempre bom pra escolher o caminho certo. Mas cuidado, pois vocês vão encontrar pessoas:

- radicais com restrições alimentares: tem gente que fala que o filho não pode comer quase NADA... cuidado com essas pessoas, pras mães inexperientes, elas te deixam quase maluca com tantas restrições. Meu filho faz dieta SGSC há 1 ano, sem nenhum furo, com menos açúcar e soja e está muito bem. Parei com os orgânicos e não fez a menor diferença. Ele toma agua normal, filtrada.

- radicais com as terapias: vão encontrar mães que falam que todas as terapias do mundo são indispensaveis, se for seguir isso você vai à falencia. Algumas se sentem muito dependentes de terapeutas pra tudo. Gente, as terapeutas ficam poucas horas com nossos filhos e nós muitas. Elas ajudam a identificar pontos a serem melhorados, nos mostram algumas tecnicas e dicas boas e estimulam um pouco, mas o grosso mesmo é tarefa nossa. Já tem outras mães que odeiam terapeutas e fazem tudo sozinhas...nem tanto nem tao pouco né? Essas mães estao perdendo dicas ótimas de pessoas boas que se dedicam a isso a muito tempo

- radicais com horas de estímulos: amo o Son Rise e faço com meu filho, mas para uma mãe que trabalha no mundo real, fazer 10 horas de estimulos por dia é impossivel. Faca o seu melhor e não deixe que a culpa te tome por não fazer mais.

Admiro quem consegue tantas horas, mas não acho que é o único caminho, existem outros.

- radicais com filosofias de vida de que mãe que mãe, ainda mais de criança especial, não pode trabalhar fora. Me disseram pra largar o emprego e dedicar ao filho 24hs.

Isso é uma tortura pra mães que precisam trabalhar.

Se você puder reduzir ou flexibilizar horário, e contar com ajuda de pessoas boas isso não é verdade. Se você se sente bem ficando em casa, ótimo. Seu filho vai amar isso.

Mas se a vida inteira trabalhou fora e se sente melhor assim do que ficando o dia todo em casa com os afazeres domésticos, não pare! Lembre-se de que eles também tomam tempo.

Pra estimular seu filho o maior ingrediente é VOCÊ estar bem e animada na hora de brincar.

Eu gosto do meu trabalho, chego em casa feliz, com saudades e muito gás pra brincar. Reduzi meu horario. Com meu salario pago uma ajudante, entao quando chego a janta está pronta e meu tempo após as 17:00 é todo do meu pequeno

- radicais com medicação: encontrarão pessoas e psiquiatras radicais com excesso de medicação, que dão remedio pra atenção, remedio pra dormir, remédio pra acalmar, pra tudo. Seja crítica! E equilibrada. ..não entupa seu filho de remedios que o deixem dopado.

Mas também não tome o outro caminho radical de NENHUM remédio. Se por um lado não devemos dopá-los, por outro não quer dizer que nenhum remedio do mundo ajuda...se ele tem convulsões, por exemplo, pode sim precisar de remedios...se têm infecçoes, às vezes precisam de antibióticos.

radicais com restrições eletrônicos: tem gente que acha que não pode NUNCA e só atrapalha. Talvez pra algumas crianças seja mesmo assim, mas nem todas.

Meu filho usa eletronicos, em periodos limitados do dia, aprende muito com programas educativos no computador e videos educativos. Tem limite pra tudo...tem hora de TV (0,5-1h/dia) , hora de terapia (1-2h/dia), hora de escola (4h/dia) e hora de estímulos/Son Rise (2h/dia)...
- radicais em favor de um método: tem gente que acha que só um único método é bom e pode ajudar todos os autistas...tem radicais do Pecs, do Aba do Son Rise...etc.. .

Gente, não é partido político!!! Você não tem que levantar a bandeira disso ou daquilo e ficar do lado desse ou daquele metodo...brigando com os outros...

Você tem que ficar do lado do SEU filho. Conheça seu pequeno e pegue o que tem de bom daqui e dali, de acordo com as deficiências do SEU filho e use todas as ferramentas disponíveis para ajudá-lo. Quase todos esses metodos tem algo de bom que pode ser usado. Eu uso mais Son Rise (uns 80%) com meu filho, mas pra algumas coisas, usei método bem diretivo, proximo do Aba. Pra ensinar outras usei algumas figuras (parecidas com Pecs), sempre EU mostrando pra ele...nunca o oposto... no MEU caso foi assim..no seu pode ser diferente.

- radicais com biomédicos: saiba a diferença entre pesquisas e teorias e verdades absolutas comprovadas. Graças a Deus temos muitos bons profissionais pelo mundo pesquisando por nossos filhos, mas lembrem-se.. .na ciência, de centenas de pessoas que pesquisam em muitas frentes diferentes, poucas vão realmente solucionar a equação.

Isso quer dizer que tem muita gente estudando e chegando a conclusões erradas, que só com o tempo saberemos quem estava certo e quem estava errado..

Ninguém sabe ainda com 100% de certeza as causas e cura do autismo.

Estamos todos TENTANDO...por isso, não saia dando remedios fortes que oferecem riscos a seu filho, só porque leu não internet uma pesquisa lá na china que diz que faz bem, ou porque algum “especialista” recomendou.

Seja crítica, meça os riscos e consequencias. Nosso filhos não são cobaias!!!

- radicais com vacinas: seja critica!!! Não precisa ser TUDO ou nada. Eu sei que há um risco de elas piorarem o autismo, eu só dou vacinas como Polio e doenças mais graves. Já catapora e doencas leves afins não dou mais. Mas não quer dizer que seu pequeno não possa tomar NENHUMA vacina.

- radicais com relação a dinheiro: conheci alguns pais que nao possuem recursos e que isso é desculpa pra nao fazer quase nada. Dizem que nao fazem Son Rise por que nao têm dinheiro pra workshop: BALELA!!! Eu fazia Son Rise muito antes do workshop, que foi ótimo, mas nao mudou tanto o que eu já fazia pelo que vi no site do inspirados. Eu já fazia dieta pelas dicas de outros pais e pouca coisa mudou apos algumas consultas com especialistas. Geralmente sempre é possivel alguma fono em instituicao do governo, mesmo que nao seja a melhor fono. Conheci pais que estao bem longe, em cidades sem terapeutas e com poucos recursos financeiros que conseguiram ótimos resultados com dedicacao e Son Rise. A dieta é cara? Sim, se voce der as “porcarias” que substituem o gluten/caseina, mas o basico: arroz, feijao, ovo, legume, bife, frutas, legumes etc, pode ser consumido a precos normais.. o leite que é o mais dificil ja teve que conseguisse fazer de inhame. Quantos aos florais e tratamento ortomolecular, esses eu concordo que ainda nao da pra fazer sem $, mas fazendo todo o resto já da pra ter grande melhora.

Conheci o outro lado também: pais com muito $ que pagam gente o dia todo, 10 h/dia, pra fazer ABA e Son Rise e etc e que eles mesmos pouco sabem o estagio de seu filho, quais as suas deficiencias e dizem que nao sabem brincar direito com as crianças... gente, dinheiro ajuda, mas NINGUEM substitui VOCÊ na qualidade de estímulos e vínculo emocional.

- radicais da dieta como solução: quem teve êxito por um caminho, geralmente prega que aquilo é a solução pra tudo, a “cura” do autismo. Não tenho essa pretensão. O autismo é muito novo pra ciência. Os psiquiatras pegam crianças com sintomas e comportamentos similares e as classificiam como sendo autistas. Como se elas tivessem a MESMA doença. Na minha opiniao, o que elas têm são sintomas semelhantes, que nao necessariamente têm a mesma causa raiz.

Pelas várias nuances de autismo já vi, acho que futuramente quando estudarem mais a fundo até serão classificadas como DOENÇAS diferentes, com causas provavelmente diferentes. É por isso que creio que determinados tratamentos como dieta SGSC sejam efetivos com apenas um subgrupo de autistas. Porque provavelmente o que causa os sintomas autísticos nesse grupo nao é o mesmo fator que causa nos demais. De qualquer forma, nao sabemos se a dieta ajuda nossos filhos até tentar. Conheci uma criança que se recuperou sem a dieta e outra com a dieta. Pro meu filho a dieta ajudou, mas o caminho não é único.

- radicais com inclusão na escola: tem quem defenda que todo autista deve ir pra escola regular, ha quem diga que todos devem ir pra escola especial, outros que devem fazer Son Rise o tempo todo e nao ir à escola...cada caso é um caso. Eu acho que o melhor lugar pro meu filho é aquele que mais pode ajuda-lo a se desenvolver. ..como ele era leve, uma mistura escola x terapias x son rise em casa funcionou bem. Mas no inicio, quando se isolava muito dos colegas na escola, cheguei a pensar em colocar numa escola especial, acabei nao precisando pois ele mudou... mas se fosse ajuda-lo mais caso ele fosse muito grave, nao teria preconceitos a respeito. Cheguei a ir visitar as escolas especiais pra conhecer. Uma menina grave daqui evoluiu bem apos ir meio periodo a escola regular e 3 horas a escola especial todo dia...

EM SUMA:

Eu tentei tratamentos com meu filho que não são 100% comprovados? sim, pois ele não pode esperar décadas até os tratamentos serem homologados. ..
mas tentei só os homeopáticos, dieta, florais, óleos de côco, linhaça dourada, ômega 3, vitaminas, lactobacilus e afins. Nada que oferecesse risco a meu pequeno.
E mesmo nesses leves aí sempre levei pra psquiatra e neuro verificarem se não havia superdosagem que pudesse prejudicar algum órgao vital dele.
E fiz exames pra ver como estão reagindo os orgãos a esse monte de substâncias, que mesmo leves, em excesso prodem prejudicar.
Alopáticos, não dei ainda... tem sempre um risco, que hoje com o estado do Gabriel não vejo porquê correr. Se ele estivesse grave, sofrendo ou se agredindo eu até tentaria... correria mais riscos...mas hoje não vejo necessidade. ..seja crítica, meça prós e contras. VOCÊ é quem decide o que seu filho toma ou deixa de tomar!!!

E COMO DIZ UMA GRANDE AMIGA, FORÇA NA PERUCA!!!!


Tatiana Anami

3 comentários:

Cibele Jeane disse...

Vilma,
Acabei de entrar no seu blog em busca de uma palavra de conforto e me deparei logo com essa aqui. Não faz 1 hora que cheguei da faculdade e fui ajudar o meu filho com a tarefinha da escola. Começei a chorar, perdi a paciência dei uns gritos nele e sentei aqui diante do computador.

Não sei mais o que fazer para ajudar o meu filho que foi diagnosticado recentemente com autismo leve. A neuropediatra prescreveu uma medicação para ele (Tegretol) e ele está sendo acompanhado com uma terapeuta há cerca de 4 meses. Mas, não vejo progresso em João. Ele tem 4 anos, quase não fala e também não entende o que às vezes falamos com ele. Está estudando desde o ano passado e esse é o segundo ano em que ele está no maternal. E a professora da escola disse que provavelmente ele permanecerá no maternal porque não consegue acompanhar os coleguinhas. Estou arrasada!
João não se concentra em nada. Não aprende nada. Para fazer a tarefinha é o maior sacrifício. Não sei mais o que fazer.
Às vezes penso em desistir... Acho que ele nunca vai ser alfabetizado, será sempre dependente, nunca conseguirá trabalhar...

Preciso de ajuda. Preciso saber o que fazer nas horas vagas com o meu filho para ajudá-lo a progredir. O que devo fazer para estimulá-lo?

Desculpa o desabafo... é apenas uma mãe que ama demais seu único filho, mas que não sabe o que fazer para ajudá-lo e que se acha extremamente impotente.

Beijão,

Cibele Silva.

Vilma Candido disse...

Olá Cibele, tenha calma tudo dará certo. Seu filho não é um problema. Problema é ter um filho drogado, ladão... Tenha fé e paciência e vamos fazer o que puder para te ajudar. Me manda seu email que eu converso com vc. O meu é: vmacandido@yahoo.com.br
Fique com Deus
Vilma Candido

Cibele Jeane disse...

Obrigada!
Meu e-mail é: cibele_jeane@hotmail.com
Um grande abraço.
Cibele Silva.

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.