Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



sábado, junho 4

Dia do Orgulho Autista e movimentação do PL 168.2011

No dia 27 de junho, às 11h, tem Sessão Solene no plenário do Senado Federal, em comemoração ao Dia do Orgulho Autista.

A Deputada Rosinha da Adefal estará lá, como representante da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD).
Na ocasião, a pedido do Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Alagoas (Assista), Sr. José, e da mãe e ativista, em Alagoas, Marianize Bento, Rosinha irá agregar forças aos que comparecerão ao evento para sensibilizar os senadores para a necessidade de aprovação do Projeto de Lei n.º 168/2011, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Ontem, 2 de junho, este PL foi incluído na ordem do dia da sessão ordinária do próximo dia 14, no Senado.  Rosinha já está atenta a essa movimentação, e já colocou o seu gabinete de sobreaviso, aguardando  as mobilizações da sociedade civil, para apoiá-las enquanto
Presidenta da FrentePcD.

"Pensar que a pessoa com autismo vive isolada em seu próprio mundo é um equívoco. abandonar essas idéias pré-concebidas é fundamental para sua verdadeira inclusão", disse a Deputada.  "Tenho certeza que o Senado será sensível ao tema, pois em outras ocasiões assim já demonstrou, como no mês de abril, com a passagens do Dia da Conscientização sobre o Autismo, em que se agregou a diversa iniciativas da sociedade civil, inclusive iluminando o Congresso Nacional simbolicamente de azul".O autismo afeta a sociabilidade e a capacidade de comunicação do indivíduo.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) são cerca de 70 milhões as pessoas no mundo que possuem sintomas do autismo (espectro autista).

Fonte: Assessoria Parlamentar

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.