Matheus
Santana da Silva, 14 anos, autista, estuda numa turma regular de escola pública
em São Paulo desde a 1ª série. A história dele é a prova de que, apesar das
dificuldades, incluir crianças com necessidades especiais beneficia a todos.

"Matheus chegou para mim na 1ª série. Eu tinha 42 alunos, e ele já
estava com 7 anos completos e só falava o próprio nome. Era agressivo, agitado
e não queria ficar na sala. Eu não fazia ideia do que era autismo. Então, no
primeiro dia de aula, foi uma surpresa."
O relato é da professora Hellen Beatriz Figueiredo, da rede pública municipal
de São Paulo, mas poderia ser de um educador de qualquer sala de aula do
Brasil. Desde 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva determina que todos os alunos com necessidades educacionais
especiais sejam matriculados em turmas regulares. A Educação Especial passou a
ser oferecida apenas como um complemento no contraturno. Na prática, isso
significou a matrícula só no ano passado de 375.775 alunos com deficiência em
salas regulares, regidas por educadores que, muitas vezes, não se sentem
preparados para lidar com a situação. Exatamente como aconteceu com Hellen em
2003, quando acolheu Matheus Santana da Silva.
Naquele tempo, apesar de a lei determinar a inclusão, imperava uma visão
integracionista. Uma criança com deficiência só permanecia numa sala regular se
acompanhasse o ritmo da turma. Hellen poderia ter alegado que Matheus não
aprendia como os demais. Seria mais fácil desistir do aluno autista que fugia
da sala a toda hora, mas ela escolheu o caminho mais difícil, o de incluí-lo.
Ambos saíram ganhando.
Hoje, aos 14 anos, Matheus cursa a 7ª série na EMEF Coronel Hélio Franco
Chaves, na capital paulista. Adora ler, resolve expressões matemáticas com
letras e números e navega na internet. Tem muitos amigos e aprendeu o
significado de emoções como orgulho e felicidade - uma vitória para um autista.
Hellen, por seu lado, fez vários cursos sobre autismo, escreveu sua monografia
da graduação em Pedagogia sobre inclusão e hoje integra a Diretoria de Educação
de um dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) da Secretaria
Municipal de Educação de São Paulo. A história dos dois simboliza a mudança de
mentalidade já em curso em muitas escolas públicas e particulares espalhadas
pelo país.
Romper com as velhas ideias

SETE ANOS DE AVANÇOS
Foto Marcelo Min.No início, Matheus só
sabia dizer o próprio nome e hoje participa de diversas atividades
da 7ª série.
Durante séculos, o mundo tratou as crianças com deficiência como doentes
que precisavam de atendimento médico, não de Educação. Essa perspectiva começou
a mudar na década de 1950 (veja a linha do tempo nas próximas páginas).
Mas foi só nos anos 1990 que as velhas ideias assistenciais foram suplantadas
pela tese da inclusão. Procurava-se garantir o acesso de todos à Educação.
Documentos como a Declaração Mundial de Educação para Todos, de 1990, e a
Declaração de Salamanca, de 1994, são marcos desse movimento.
O rompimento com práticas e conceitos antigos marcou também o início do
trabalho de Hellen. Ela sabia que precisaria inovar se quisesse que Matheus
aprendesse. E o primeiro desafio era mantê-lo em sala. "Passei a iniciar
as aulas do lado de fora. Todos os dias eu cantava, lia histórias ou sugeria
alguma atividade que estimulasse a alfabetização ou outro aprendizado",
lembra. "Era uma forma de ensinar o conteúdo, promover a integração entre
as crianças e atrair o Matheus para a classe."
Para lidar com as fugas repentinas para o bebedouro - onde Matheus se acalmava
mexendo na água -, a professora ensinou-o a pedir para sair. Mostrava, a cada
fuga, que ele podia bater com a caneca na carteira quando quisesse beber água.
"Um dia, ele bateu a caneca e permaneceu sentado, esperando a minha
reação," conta a professora Hellen. "Percebi que ele tinha
aprendido." Para a psicopedagoga Daniela Alonso, consultora na área de
inclusão e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, Hellen
acertou em cheio: "Pensar nas diferenças implica oferecer variadas
intervenções. Os caminhos da inclusão para atender à diversidade costumam
sempre beneficiar todos e melhorar a qualidade do ensino."
Antes de entrar na escola em que está até hoje, Matheus rodou por três outras
sem se encontrar. Na primeira, particular, a direção não soube lidar com ele. A
mãe, Lindinalva Santana, tentou uma escola especial, mas em pouco tempo
concluiu que o filho não estava aprendendo. Partiu para a matrícula numa EMEI
indicada pela fonoaudióloga que atende Matheus desde pequeno. Diante do
histórico apresentado quando Matheus chegou à escola de Ensino Fundamental,
Hellen imaginou que ele poderia ter aprendido alguma coisa. "Eu o
observava durante as aulas de leitura e o jeito como ele manuseava o livro,
mexia a boca e colocava os dedos sobre as palavras e frases me fez perceber que
ele sabia ler."
Como o garoto não falava, Hellen encontrou um meio de testá-lo. "Escrevi
com letra bastão em tiras de papel o nome de dez objetos. Misturei todas e pedi
que ele pegasse só a que correspondia ao objeto que eu citava." Na
primeira tentativa, Matheus não prestou atenção e pegou qualquer palavra.
Hellen insistiu e ele acertou. "Achei que pudesse ser coincidência e
continuei, inclusive com frases inteiras, e ele acertou tudo. Depois disso, não
dei mais sossego para o Matheus", lembra a professora. Daniela Alonso diz
que descobrir as competências dos estudantes é o caminho. "Antes,
focávamos as dificuldades. O professor queria checar o que eles não sabiam,
valorizando as diferenças pelas 'falhas'. Hoje, devemos sondar o que cada um
conhece para determinar como pode contribuir com o coletivo", explica.
Matheus deixou para trás a trajetória errante na Educação Especial, seguindo o
mesmo caminho das políticas públicas brasileiras. O país apostou, em 2001, na
inclusão. Nesse ano, começou a ser divulgada a lei aprovada em 1989 e
regulamentada em 1999 que obrigava as escolas a aceitar as matrículas de
crianças com necessidades especiais e transformava em crime a recusa a esse
direito. Desde então, começou a aumentar o número de estudantes com deficiência
nas salas regulares. De 81.344 naquele ano, ele saltou para 110.704 em 2002 e
nunca mais parou de crescer. O Brasil, porém, estava ainda longe de assumir a
inclusão como um fato consumado. As salas especiais eram muito mais numerosas,
com 323.399 matrículas em 2001 e 337.897 em 2002.
Meios de levar o aluno a aprender
VELHOS AMIGOS
Permanecer na mesma turma desde a 3ª série
foi fundamental para garantir a evolução de Matheus.
Foto Marcelo Min
As salas especiais se mantiveram porque os professores não se achavam
preparados, as escolas não tinham a estrutura necessária e os grupos de defesa
dos direitos das pessoas com deficiência duvidavam da inclusão. Até que, em
2008, após anos de debates, a Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva acabou com a escolha entre ensino regular e
especial (leia o quadro acima).
A nova política começou a mudar os padrões ao definir com clareza como deve ser
oferecida a Educação para todos os que têm deficiência. Não por acaso, nesse
mesmo ano, pela primeira vez, o número de alunos com necessidades especiais no
ensino regular superou o de matriculados em salas especiais ( veja o gráfico).

Na sala da professora Hellen, o desafio no primeiro ano de Matheus era
outro: mudar o padrão de comportamento do aluno autista que insistia em não se
comunicar com ninguém. Ele sabia ler e precisava falar, se expressar. Assim
como fazia com toda a turma, Hellen o incentivava a ler as histórias e
conversar sobre elas. No início, o garoto apenas repetia respostas e isso já
era uma vitória. Mas ela queria que Matheus se comunicasse espontaneamente.
Durante a chamada, a professora Hellen sempre fazia uma pausa após o nome dele,
na esperança de ouvir a resposta. Nada acontecia. Até que um dia, para a
surpresa de todos, ele disse "presente". "A turma inteira bateu
palmas. A partir desse momento, ele começou a se comunicar, a dizer o que
queria."
Graças à conquista da comunicação, Hellen passou a contar cada vez mais com a
participação de Matheus. Assim, descobriu outras possibilidades, estudou,
trocou experiências com colegas, observou e avaliou a interação do menino com
as propostas que fazia e, assim, organizou diferentes atividades para que ele
pudesse aprender ainda mais. No fim da 1ª série, Matheus já escrevia, ainda que
tivesse dificuldade para controlar o tamanho da letra.
No ano seguinte, porém, vários colegas com quem Matheus estudava saíram da
sala. A nova professora também não se sentia segura para incluir o aluno.
Matheus se sentiu perdido e regrediu. Parou de ler e de escrever, voltou a ser
agressivo e a abandonar a sala de aula. Em lugar de ir para o bebedouro, porém,
ele se refugiava na turma de Hellen. Aquela professora da 2ª série sofria com
as mesmas dúvidas que até hoje desanimam muitos colegas (conheça, no quadro
abaixo, programas de formação na área).
Por que incluir? Será que as crianças com deficiência não aprendem mais em
classes separadas, com professores especializados e dedicados apenas às
necessidades delas? Quem responde é Maria Teresa Eglér Mantoan, docente da
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e uma das
pioneiras no estudo da inclusão no Brasil: "A escola regular é mais
desafiadora e um ambiente desafiador é mais propício ao aprendizado".
Não apenas as crianças com deficiência são mais desafiadas. Os outros alunos
também ganham muito com a inclusão. A flexibilização de recursos pode ajudar
todos a aprender mais. Se o educador utiliza um modelo em 3D para ensinar o
Sistema Solar, por exemplo, não só os que têm deficiência auditiva avançam mais
mas também toda a classe tem acesso a um recurso que facilita a compreensão do
conteúdo. "O professor que está preparado para a inclusão está preparado
para atender todas as crianças", diz Cláudia Pereira Dutra, secretária de
Educação Especial do Ministério da Educação (MEC). "A inclusão obriga o
sistema educacional a se repensar, a descobrir novas formas de ensinar",
completa Maria Teresa. "Muda o entendimento do que é aprendizagem."
Novas posturas, novas aprendizagens
DUPLA AFINADA
Matheus com Hellen (à esq.) e Márcia, as professoras
que mais contribuíram para a inclusão dele na escola. Foto Marcelo
Min
O histórico da inclusão de Matheus obrigou a EMEF Coronel Hélio Franco
Chaves a se repensar. Depois dos avanços na 1ª série e dos retrocessos na 2ª, a
direção da escola tomou uma decisão: a partir daquele ano, a turma de Matheus o
acompanharia até o fim do Ensino Fundamental. A então professora da 3ª série,
Márcia Maria Batista Martinelli, por sua vez, assumiu a responsabilidade por
recuperar os avanços que Matheus já havia conquistado.
Ela e Hellen conversavam diariamente sobre possíveis flexibilizações. Como
Hellen ocupava a mesma sala em período diferente, Márcia às vezes deixava
recados no quadro para a colega. Certo dia, ela flagrou Matheus lendo um desses
bilhetes e descobriu como incentivá-lo a escrever novamente: mandar cartas para
a antiga professora. Na primeira, Matheus escreveu: "Oi, estou na 3ª série
com a professora Márcia". No dia seguinte, ele encontrou a resposta de
Hellen, que estrategicamente questionava o que ele estava aprendendo. A troca
de mensagens se intensificou e Matheus nunca mais deixou de escrever.
Márcia também aproveitou a grande capacidade de memorização - ele sabe as
letras e os números da placa do carro de todos os professores - para ensinar
operações matemáticas. Na aula de Geografia, certa vez, usou uma viagem que o
garoto faria com os pais para Pernambuco para ensiná-lo a utilizar o mapa.
Assim, aproveitando o potencial dele a cada descoberta, Márcia foi a segunda
professora a fazer diferença na vida do jovem. Hoje na 7ª série, o menino
autista não se incomoda com o vaivém de professores.
Dentro de suas capacidades, participa de tudo, mesmo que o conteúdo nem sempre
seja o mesmo abordado com o restante da turma. "Para o aluno com
necessidades educacionais especiais, não há necessariamente aprendizagem em
série. Ele pode estar integrado com o grupo em alguns aspectos do
desenvolvimento e necessitar de outras estratégias", explica Daniela
Alonso.
A mãe de Matheus, que todos os professores não se cansam de elogiar pela sólida
aliança com a escola, sempre soube que o filho se sairia bem. Uma das maiores
emoções da vida dela foi sentida durante uma festa de Dia das Mães, quando ele
recitou uma poesia na frente de todos os convidados na escola. "Por causa
das dificuldades que tem na fala, eu não consegui entender muita coisa, mas ver
meu filho ali, lendo aquele texto em voz alta ao microfone, foi meu melhor
presente", afirma Lindinalva.