Esteja lá. Diga sim sempre que possível. Deixe que eles batam tampas e panelas. Se eles são mau humorados, coloque-os na água. Se não são amáveis, ame você mesma. Perceba a importância de ser uma criança. Vá ao cinema de pijamas. Leia livro em voz alta e com prazer. Inventem prazeres juntos. Lembre-se como eles são pequenos. Dê muitas gargalhadas. Surpreenda-os. Diga não quando necessário. Ensine sentimentos. Cultive a criança que existe dentro de você. Aprenda como se tornar melhores pais. Abracem árvores juntos. Torne o amor seguro. Faça um bolo e coma-o sem as mãos. Saia a procura de elefantes e beije-os. Planeje a construção de um foguete. Imagine que você é mágico. Faça muitas cabanas com cobertores. Deixe seu anjo voar. Revele seus próprios sonhos. Procure pelo positivo. Mantenha o brilho no olhar. Mande cartas para Deus. Encoraje besteiras. Plante doces no seu jardim. Se abra. Pare de gritar. Expresse seu amor. Muito. Fale com gentileza. Pinte os seus sapatos. Manuseie com carinho. Crianças são extraordinárias.
Abraços. Vilma Candido
Pensando um Segundo...
... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.
Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "
Abraços
Vilma Candido
Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "
Abraços
Vilma Candido
segunda-feira, junho 29
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
fiquei muito emocionada com a mensagem da Vilma, sobre como fazer uma criança feliz, tenho uma menina de 8 anos, e as vezes não tenho muita paciência, mas sei que ela é maravilhosa e tudo na minha vida, e que realmente nestas pequenas coisas está a felicidade nossa e delas.
Linda a mensagem, obrigada por dividir com a gente.
Nós podemos muito, muito mais. Obrigada por visitar meu blog e dividir suas angustias comigo e lembrem-se sempre que Deus está no controle sempre! Força e fé.
abração
Vilma
achei muito legal principalmente porque a mae que fez esse blog e muito apaixonada pelo filho
queria que minha mãe fosse assim com meu irmãozinho de 4 anos..mas ela só pensa em agradar ele materialmente, deixando todo o momento lindo da infância passar. sei que ela vai se arrepender por isso no futuro, mas agora ela só enxerga o prazer material e o sustento físico...deixando pra la a presença dela de Mãe..
Eu tenho uma filha linda de 3 anos e procuro fazer tudo isso com ela, me jogo, brinco, beijo a sempre, eu sou uma mãe coruja amo minha filha Amanda.
Postar um comentário
Deixe seu comentário por favor.