Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



segunda-feira, junho 14

Seminário de formação do programa Educação Inclusiva ressalta importância dos projetos político pedagógico

Uma avaliação da Implantação do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade entre os anos de 2004 e 2006 pelas Secretarias de Educação da Prefeitura de Campina Grande e de Puxinanã marcou a abertura do VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa, nesta segunda-feira (07), no Auditório da Paróquia da Igreja do Rosário, no bairro da Prata. A avaliação foi apresentada pela professora Niedja Ferreira, da UFCG, que elaborou uma tese de doutorado sobre o assunto. O Seminário prosseguirá até a próxima sexta-feira, dia 11/06.

A professora da UFCG apresentou em detalhes os resultados da sua tese de doutoramento e explicou que decidiu elaborar um estudo científico sobre a implantação do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade como um aprofundamento de sua prática acadêmica, pois na sua dissertação de mestrado teve como objeto de estudo os portadores necessidades especiais, em especial os surdos.

A tese da professora Niedja Ferreira foi baseada em documentos oficiais das duas secretarias de educação e em entrevista com educadores e segundo a docente a implantação e disseminação do Programa “representa avanços na área, mas também representa a perpetuação de concepções padronizadas evidentes na educação”.

Antes da professora apresentar os resultados de sua tese aconteceu a abertura oficial do Seminário, com a participação da Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa, executando os hinos nacional e de Campina Grande. Em seguida a articuladora do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, Iara Morais, lembrou que de acordo com a política nacional de educação inclusiva “não é favor a educação infantil, a fundamental, médio e superior abrirem espaços para a educação inclusiva”.

Entre os temas que serão debatidos no Seminário estão: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o decreto 6.571 /2008 e as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica; Políticas Públicas – gestão da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; As acessibilidades e a inclusão das pessoas com deficiência; Acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência; A Formação Continuada de Educadores da Educação Especial; O Autismo e Suas Implicações no Processo de Ensino e Aprendizagem, entre outros.

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