Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



terça-feira, junho 15

Seminário de Inclusão

                Neste mês de junho fui convidada para falar sobre autismo para professores e gestores da Rede Municipal de Campina Grande-PB e regiões vizinhas. Fiquei muito feliz, pois é preciso que a população conheça e o que é AUTISMO e saiba que é possível a inclusão dessas crianças. Conversamos durante quase duas horas e foi muito proveitoso. Não sei se atendi as exigências da Secretaria do municipio, porém sai muito satisfeita pois o que mais me interessava era mostrar a todos a necessidade de se fazer uma inclusão de fato e de direito respeitando as limitações de nossas crianças, mas não os vendo como coitadinhos.
Que todos cheguem as suas escolas e repensem suas práticas pedagógicas para que, como diz Fábio Diron, tenhamos uma inclusão Ampla e Irrestrita.
Abração a todos
Vilma Araújo

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.