Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



segunda-feira, maio 2

As dez melhores coisas que eu aprendi do meu filho sobre o autismo.

Escritora Freelance Karen Scandariato reside em Cary, Carolina do Norte com o marido Marcos e seus três filhos lindos, cada um dos quais tem necessidades especiais.

1. Tome Informação em no seu próprio ritmo
Minha primeira reação depois que meu filho Nicky foi diagnosticado era saltar e lê tudo o que for humanamente possível sobre o tema do autismo. Eu li uma dezena de livros e visitados sites pessoais, tendo em tanta informação como eu poderia, em um período muito curto de tempo apenas para se sentir completamente deprimido e oprimido. Em retrospecto, a maioria dos que eu li as primeiras semanas não foi útil. Ler romances escritos por profissionais sobre o autismo só me assustou e se refere às características que o meu filho nunca pode até mostrar. O que eu achei úteis no início eram folhas de fato sobre o autismo, o tipo que você pode atingir a partir do Centro Nacional de Informação para Crianças e Jovens com Deficiência (NICHCY) e a Sociedade Americana de Autismo (ASA). Estas fichas me ajudou a entender que o autismo é um transtorno do espectro e, portanto, o meu filho não pode agora, ou nunca, mostrar exatamente o mesmo conjunto de características como uma outra criança com autismo.
2. Meet Your Child Onde estão
Às vezes as crianças com autismo podem se fixar em itens ou brincar com as coisas de uma forma invulgar. Meu filho costumava ficar preso em um tema como o Ursinho Pooh. Ele tinha que ter Pooh em tudo: vídeos Pooh, Pooh roupas, brinquedos Pooh. Eu lutei por muito tempo até que eu descobri que Nicky estava oferecendo-me um caminho para o seu mundo. Usando o Winnie the Pooh como um guia, eu poderia ter meu filho ao gosto de mel, ficar focado em um pequeno show de marionetes Pooh agi com seu bichos de pelúcia, e ouvir como eu li sobre todos os outros personagens Pooh. Cada dia eu poderia ramificar-se um pouco mais as coisas através da introdução de caracteres: comer cenouras e jardinagem com Coelho, sentimento de tristeza com Bisonho, fazer amizade com Leitão, e saltando ao redor da sala como Tigrão. Houve muitas boas lições a serem aprendidas com Pooh. Ao atender Nicky onde seus interesses eram, eu era capaz de lhe ensinar uma variedade de novas competências. Dê uma olhada no que o seu filho quer fazer, se encontrar com ele ou ela, e então expandir as possibilidades.
3. O advogado de suas próprias forças pessoais
Participei de muitas reuniões, como escrever seu filho planos individuais de educação ou escrevendo para funcionários do governo para ajudar a obter serviços para o meu filho. Essas reuniões me deu dicas úteis, bem como a motivação para se envolver mais com a escola ou as políticas públicas sobre o autismo. A verdade é que nem todo mundo é escritor. O que eu aprendi é que é muito mais eficaz a defender a partir de seus próprios pontos fortes. Todo mundo é bom em alguma coisa e não há nenhum caminho certo para defender o seu filho. Siga seu coração e ajudar na sua forma mais confortável. Você é uma pessoa de telefone? Você é artístico? Você tem boa capacidade de organização? Encontre uma maneira de maximizar seus talentos pessoais.
4. Construa sua Rede de Apoio à própria
Provavelmente a única coisa mais eficaz que tenho feito em termos de defesa para o meu filho tem vindo a construir uma rede de apoio. Eu me senti muito sozinho, quando as crianças estavam diagnosticada pela primeira vez. Eu fiz o tempo de falar com outros pais, em reuniões locais, em linha, e na escola, que compreendia algumas das questões a minha família e eu estávamos enfrentando. Sabendo que você tem alguém que realmente entende os desafios que enfrentam no dia-a-dia pode realmente te abraçar juntos em um momento de necessidade. Conforme a criança cresce, é imperativo alargar essa rede de apoio no sistema escolar. Aprender a trabalhar juntos como uma equipe constrói melhores oportunidades e resultados brilhantes.
5. Aprenda a reconhecer Progresso
Eu costumava ter medo dos meus filhos para avaliações médicas. Vez após vez, parecia que existem certos comportamentos que meu filho iria exibir em casa para mim e não exibir durante uma avaliação. Eu finalmente percebi que a avaliação é como tirar uma fotografia. É um instantâneo de uma instância do tempo que meu filho pode ou não pode exercer quaisquer funções ou atividades e que, eu decidi, está bem. Pense em avaliações iniciais de seu filho como um ponto de partida. Então, um ano mais tarde, quando seu filho é testado novamente, não se concentre em quantos meses estão atrasados. Em vez disso, medir o seu crescimento real, olhando para escores em relação à criança, onde foram no ano passado e calcule quantos meses se passaram e quantos meses de crescimento foram mostrados. Quando olhei para as avaliações do meu filho em termos de seu crescimento pessoal Eu sempre acho que seis meses pode ter passado, e tiveram seis meses de crescimento! Elas podem ainda ser um ano atrás, mas eles estavam crescendo a uma taxa que era comparável aos seus pares típicos. Outra forma de ver o progresso é manter um diário. Quando você lê de volta através dele, você vai se surpreender com os progressos do seu filho fez.
6. Tente uma intervenção em uma hora
Há muitos diferentes, métodos potencialmente eficaz de intervenção para fora lá para o autismo, junto com algumas bastante obscuros. Eu aprendi que a primeira coisa a fazer é seguir seu coração. Lembre-se, ninguém sabe o seu filho melhor do que você. Quando apresentado com um modelo de intervenção, se considerar que faz sentido para você. Se você decidiu adotá-la, então faça isso de coração. É claramente difícil medir o progresso se sobrepor métodos. Decidir sobre um caminho e segui-lo com a compreensão de que você vai voltar a avaliá-lo em algum momento designado e decidir se quer continuar ou tentar outra coisa. Não estou sugerindo que você não pode executar simultaneamente duas terapias, remédios ou modelos, só que você começa um de cada vez para que você possa avaliar com precisão a eficácia do método e se ele atende às necessidades do seu filho.
7. Pôr de lado o microscópio e incentivar outros a fazerem o mesmo
Fico sempre espantado com as metas Plano Educativo Individual que dizia: "Lara irá atingir essa meta em 100%." Eu tenho pensado muito sobre o que é que eu faço sempre a um nível de 100%. Tenho medo que não é muito. Lembre-se que ninguém tem que realizar 100% do tempo. Seu filho provavelmente tem habilidades lascada assim como todo o resto do mundo. Resolve não olhar para o seu filho com um microscópio e incentivar outros a fazerem o mesmo. A norma não deve ser maior para o seu filho com uma deficiência do que para seus pares típicos. Está tudo bem se eles "apenas" acertar na maioria das vezes. Ninguém é perfeito.
8. Pedir ajuda quando você precisar
Algumas pessoas se recusam a pedir ajuda, porque faz-nos sentir como se eles não são capazes de ajudar a si mesmos. As crianças com deficiência pode ter grande impacto sobre a família. Você pode ser compensador para o seu filho, mesmo sem conhecê-lo, o que pode levar tempo longe do seu cônjuge, seus outros filhos, eo mais importante, você mesmo. Ninguém é capaz de lidar com tudo isso. Este país é rico em recursos que já estão no local para as pessoas que acessá-los. Cada estado tem um pai Training Organization (APO), cuja função é ajudar a informar e educar as pessoas com deficiência e suas famílias. Não há nenhuma penalidade para pedir ajuda. Lembre-se que você estará com o seu filho para os próximos anos e precisam ter resistência. Resolve-se com o acesso ao financiamento para as necessidades do seu filho, os programas da área de inclusão, terapias, recursos trégua e.
9. Educar pessoas à sua volta
Muitas vezes as pessoas temem o que não entendo. Eu acho que "saber" nunca é tão assustador como "não saber". Quanto mais eu educar os meus vizinhos, lojistas, diretores do programa, diretores, professores, amigos e parentes, menos eu encontrar as pessoas temem o autismo e os meus filhos. Me ajudar a fechar a lacuna por saudar os amigos e família em minha casa e ajudá-los a compreender os meus filhos. Dedique tempo para explicar aos outros porque seu filho ou filha faz as coisas de forma diferente. Lembre-se que cada um de nós é uma pessoa muito especial, bonita em nosso próprio caminho, e que nossos filhos não são exceção.
10. Tirar dias de folga
Talvez uma das coisas mais difíceis que eu aprendi é ter dias de folga, longe do autismo. Tire um tempo para você, para sair da casa e simplesmente fazer algo relaxante. Nadar, caminhar, ter as unhas, a loja com as meninas, golfe com os amigos, ver um filme, seja o que for que lhe dará uma pausa mental. Sua resistência é fundamental para o sucesso de seu filho, então cuide bem de você. Planeje saídas regulares com sua esposa, e seus outros filhos também. Tenha em mente que você tem tempo de sobra. Se seu filho é autista, hoje, eles ainda vão ser amanhã. Você não precisa fazer tudo hoje.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.