Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



quinta-feira, maio 26

Mais um SEGUNDO Vitorioso!!!


                 
Amigos(as):
      Sei que há momentos em que ficamos muito tristes, deprimidas por não enxergar as evoluções dos nossos pequenos, mas não esqueçam: elas existem, a gente é que nem sempre estamos observando bem. Estamos cansadas com a correria da vida.
      Meu filho foi diagnosticado muito cedo como sendo autista clássico e nas instituições pelas quais passamos o chamavam de "bichinho" acredite! Já chegaram a dizer assim: - vc escolhe, ou um filho sem contato com a sociedade ou um com contato, mas que não tem nenhum controle sobre suas ações. Bela escolha eu tinha em mãos.
     Resolvi assumir o tratamento do meu filho por conta propria por acrediatar nele. Claro que ele ainda tem muito a evoluir, mas muito já foi conquistado. Não faço terapias com profissionais com ele, pois não temos condição financeira para tal(mesmo assim, acho importante a figura de um profissional), mas sempre peço ajuda para levá-lo a um bom médico, peço sugestões as mães do grupo, leio sobre os métodos das fonos, das pedagogas, da integração sensorial e vou sozinha tentando aplicar com ele. Ele estuda em escola regular e tem, na medida do possivel, acompanhado a turma. Ele já está alfabetizado. Tem dado certo, mas confesso que uma grande ajuda foi depois que consegui implantar a dieta com ele, descobri muitas coisas que o fazia mal e interferiam no comportamento.
      Ano passado meu filho passou por uma situação muitissima complicada.
     Chegeui a pensar que tinha perdido a luta. Mas VENCEMOS, e com folga!!!
     Brincar também tem sido um grande aliado para a integração. Observo que ele me dá mais respostas brincando e cantando.Confesso que não sou tão hábil nas brincadeiras(estou aprendendo e vivendo a infancia que não tive), mas vou conseguir!!!
    Semana passada, eu estava conversando com a professora e eu ouvi ele dizer: -bolo. Eu falei, bolo, vc quer bolo, mas vc acabou de lanchar. Ele disse: bolo(foi o que ouvi). Tornei a perguntar: bolo? vc já comeu. Então dei uma olhadinha para uma criança que estava na frente do meu filho  e essa criança estava com uma camisa com o nome escrito: POLO. Foi ai que entendi: ele estava lendo a camisa do coleguinha. Então eu disse: Polo, vc está lendo polo, é isso? ele sorriu e repetiu: polo. Fiquei felississima, dei um beijão e disse: Valeu gatão, vc é o cara!!!
     Esperei 7 anos para meu filho falar e graças a DEUS ela veio.
    A leitura e escrita já haviam batido nossa porta e agora está fluente. Para aqueles que diziam que meu filho era um "bichinho", hoje eu digo: - Parabéns, vcs acertaram. Meu filho é um FERA!!!!! Ele pode!!!!
   ACREDITE, bons tempos virão para nossas crianças também. NÃO DESISTAM!!!.
   Sair um pouco, conversar, se distrair e uma boa pedida para depois voltarmos com todo gás para os braços dos nossos filhos!
Existe fala após os 7!!!!
O amor faz a diferença!
Abração, fé e força!
Vilma

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.