Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



quarta-feira, janeiro 11

UnP e CEI inscrevem interessados em Simpósio sobre Autismo


A Escola de Educação da Universidade Potiguar realizará entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2012, na Unidade Roberto Freire, o “1º Simpósio de Inclusão: Dialogando Sobre Autismo”. O evento está sendo organizado em parceria com o colégio CEI e trará para Natal alguns dos mais renomados especialistas da área para palestras e debates.
A programação é voltada para Psicólogos, Fonoaudiólogos, Professores, Pediatras, Psicopedagogos, Pedagogos, Neuropsicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Arteterapeutas, Fisioterapeutas, Neurologistas, Pais, Cuidadores e Estudantes que tenham interesse pelas questões do autismo no Brasil e no Mundo.
A participação terá valor de R$ 50,00 para Professores do CEI e alunos da UnP e de R$ 150,00 para o público externo. Inscrições podem ser realizadas através do endereço simposioautismo@ceinet.com.br. Os interessados podem encontrar mais informações através do site do CEI (www.ceinet.com.br) ou pelo telefone (84) 4006.0550.

1º Simpósio de Inclusão: Dialogando Sobre Autismo
Discutindo Novas Estratégias
Dia 26/01 - 08h às 12h e das 14h às 18h
ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAÇÃO DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS
Profª. Drª. Simone Aparecida Lopes Herrera
Fonoaudióloga, Especialista em linguagem, Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da USP, uma das autoras do livro “Estimulação da Linguagem: aspectos teóricos e práticos, capítulo 4: princípios da intervenção com base comportamental em crianças sem linguagem oral”.

Dia 27/01 - 08h às 12h e das 14h às 18h
CARS E PEP-R: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO VALIDADOS NO BRASIL
Profª. Drª. Viviane Costa de Leon
Terapeuta Ocupacional, Psicopedagoga, formação na Metodologia TEACCH nos Estados Unidos e Bélgica, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma das autoras do livro “Desordens do espectro Autístico” (Capítulo sobre MÉTODO TEACCH).

Dia 28/01 - 08h às 13h
ADEQUAÇÕES CURRICULARES E ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES ADAPTADAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO
Msc. Maria Elisa Granchi Fonseca
Psicóloga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, formação em TEACCH pela Universidade da Carolina do Norte (USA), Coordenadora do CEDAP da APAE de Pirassununga-SP.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.