O Eng. Hugo Barbosa está a frequentar um mestrado em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico do Porto, Portugal. Está a fazer uma pesquisa para a sua tese de Mestrado que se intitula: “Análise do recurso a novas tecnologias no ensino de autistas”
Para colaborarem, podem seguir o link abaixo e deixar a V. opinião
http://gilt. isep.ipp. pt/mlt/index. php?option= com_artforms&formid=5&Itemid=99999
Grata
Pensando um Segundo...
... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.
Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "
Abraços
Vilma Candido
Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "
Abraços
Vilma Candido
terça-feira, setembro 15
segunda-feira, setembro 14
ALTAS HABILIDADES : REVENDO CONCEPÇÕES E CONCEITOS
Dóra Cortat Simonetti *
ABAHSD - Associação Brasileira para Altas Habilidades/ Superdotados
Resumo :
Apesar de documentos legais que reconhecem alunos com capacidade acima da média na população escolar o que, muitas vezes, chega à prática dos profissionais da educação são conceitos desligados de concepções, relativamente vagos, pesados de mitos que as produções científicas estão derrubando. Ressignificar as concepções e conceitos sobre altas habilidades / superdotação é de suma importância sobretudo quando se admite que qualquer prática educativa deve sempre partir de um referencial teórico. Superdotação é um conceito que serve para expressar alto nível de inteligência e indica desenvolvimento acelerado das funções cerebrais. Desde a década de 80 surgem novas teorias sobre inteligência que vêm ampliando nossa visão sobre altas habilidades; a partir da década de 90, as pesquisas cognitivas foram enriquecidas com o desenvolvimento das ciências neurais. A Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowski , o modelo Diferenciado de Superdotação e Talento de Gagné , o Círculo dos Três Anéis de Renzulli , o modelo das Inteligências Múltiplas de Gardner e o modelo WICS de Sternberg são estudos que se destacam. São modelos diferentes que não se excluem,mas se completam. Algumas alternativas para inclusão escolar destes alunos são: Atividades extracurriculares organizadas na própria escola, Sala de Recursos, Modelo de Enriquecimento Escolar (SEM) de Renzulli e Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) idealizado pela psicóloga Zenita Guenther.
Introdução
Lutar por uma escola inclusiva que busque ter um projeto pedagógico que responda às necessidades específicas de cada aluno e grupo de alunos traz nova esperança; sem dúvida, o convívio ampliado entre os pares é uma das mais fertéis vertentes educativas.
Quando se fala em altas habilidades/ superdotaçã o diversas são as abordagens sobre o tema. Enquanto a neurobiologia valoriza os mecanismos cerebrais, a psicopedagogia social busca fatores psicológicos, educacionais e sociológicos que possam determiná-las e a genética ressalta o papel dos gens. As dificuldades na escolha de um conceito de superdotação não residem apenas nas diferentes concepções sobre o conceito em sí mesmo mas, no que pode ser incluído no seu âmbito.
Gallagher (1979) chama a atenção para o fato de que o conceito de superdotação está ligado a cultura. Para muitos professores os alunos superdotados fazem o melhor trabalho na sala de aula, participam avidamente das atividades de classe e completam as tarefas com presteza. Outros reconhecem alto nível em estudantes que demonstram profundidade de pensamento e sensibilidade por suas observações e pelo tipo de perguntas que fazem. Poucos percebem o fomentador de discórdias e o não conformista como possível aluno superdotado.
A literatura especializada aborda com frequência superdotação e talento como termos com dois pontos em comum: se referem a habilidades e estão acima da média da população. Para o senso comum, a habilidade intelectual é superdotação e a habilidade artística é talento.
Para Clark (1998), a superdotação é um conceito de fundo biológico que serve como rótulo para alto nível de inteligência e indica desenvolvimento acelerado das funções do cérebro, o qual pode ser expresso através de habilidades de alto nível. O avanço das neurociências nas investigações sobre inteligência mudou as formulações anteriores.
Embora estas questões de terminologias ainda aflorem, a atenção tem se concentrado em proporcionar a cada um dos alunos com capacidade acima da média, oportunidades para seu desenvolvimento. A fundamentação teórica é importante e os exemplos que se seguem não são excludentes, se complementam.
Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowsky (TDP)
A TDP tem implicações consideráveis para explicar o desenvolvimento emocional do superdotado, tornando-se importante para entender os padrões de crescimento e os desafios daqueles que tem altas habilidades. Dabrowsky, psicólogo polonês, identificou cinco áreas de superexcitabilidade : psicomotriz, sensorial, intelectual, imaginativa e emocional. Chamou este processo de desintegração positiva porque o crescimento e o desenvolvimento delas era acompanhado de angústia e ansiedade. As superexcitabilidade s são uma elevada habilidade inata para perceber estímulos e responder a eles.
Modelo Diferenciado de Superdotação e Talento de Gagné
.Gagné propõe que a superdotação está associada à habilidade intelectual geral – fator “ g “, enquanto que o talento indica destrezas mais específicas. Identificou cinco atitudes:: intelectual, criativa, sócio-afetiva, sensomotora e percepção extrasensorial. Neste modelo, as habilidades naturais atuam como material para os elementos constituintes dos talentos; a superdotação se refere a medidas de potencial, habilidades não treinadas, enquanto o talento se reserva especificamente para rendimentos alcançados como resultado de um programa sistemático de formação e prática.
O Círculo dos Três Anéis de Renzulli
Teoria formulada por Renzulli na década de 70, apresenta uma conceituação centrada mais na atuação que na potencialidade, onde sustenta um modelo que não se atém no Quociente Intelectual, mas na confluência de três fatores : habilidade acima da média, compromisso com a tarefa (motivação) e criatividade elevada. A habilidade acima da média permanece relativamente estável e não necessita ser excepcional; a criatividade se refere à flexibilidade e à originalidade do pensamento e o comprometimento com a tarefa refere-se à persistência, dedicaçâo, esforço e autoconfiança. A partir de sua caracterização, Renzulli conclui que a superdotação é relativa ao tempo, à pessoas e às circunstâncias, isto é, os comportamentos superdotados têm lugar em determinadas pessoas (não em todo o mundo), em determinados momentos e em determinadas circunstâncias (não em todo o tempo ).
Modelo das Inteligências Múltiplas de Gardner
A idéia de que há várias inteligências não é nova. Gardner apoiou seus antecessores , como Thurstone e Guilford, procurando complementar alguns pontos: a não inclusão dos fatores biológicos da inteligência, não problematizaçã o da criatividade, insensibilidade aos papéis socialmente valorizados. Assumindo que o mapa cerebral sugere áreas distintas de funcionamento inteligente, conclui em seus estudos, divulgados em 1983, que existem tipos de inteligências independentes. Duas especialmente importantes para a aprendizagem - linguística e lógico-matemática, inteligências "não canônicas": musical, espacial,corporal- cinestésica, naturalista e as inteligências pessoais (inter e intrapessoal) , ponderando sobre a existência de uma nona inteligência que chamou de existencial (Gardner, 2005 ).Trata-se de uma teoria útil porque expande os conceitos de inteligência, e amplia a maneira de identificar talentos, mas sem investigação empírica que sustente suas afirmações (Sternberg, 2000) .
Modelo WICS de Sternberg
Segundo Sternberg (2000) para compreender habilidades devemos pensar não só em termos de Quociente Intelectual, mas também de Inteligência Exitosa. Esta é a habilidade intencionall para adaptar-se a diferentes ambientes, configurá-los e selecioná-los. Postula que as pessoas inteligentes conhecem suas próprias forças e compensam suas fraquezas.A partir de sua teoria triáquica da inteligência deriva uma concepção plural de superdotação e formula um modelo pentagonal o qual considera que esta deve ter um conjunto de cinco características: excelência, raridade, produtividade, demonstratividade e valor. O modelo WICS (Wisdom,Intelligenc e,Creativity, Synthesized) é uma possível base comum para identificar pessoas superdotadas (Sternberg,2003) . A superdotação seria uma síntese de sabedoria, inteligência e criatividade. Sabedoria emanada da teoria do equilíbrio de interesses; existentes e a seleção de novos ambientes; inteligência como a capacidade de maximizar pontos fortes e compensar as debilidades; criatividade como decisão de superar obstáculos e assumir riscos.
Alternativas de inclusão escolar
• Atividades curriculares organizadas na própria escola – São realizadas com a intenção de ocupar os alunos mais capazes por meio de cursos de arte, clubes de ciências ou de esportes, monitoria de colegas. Correm o risco de se tornarem atividades rotineiras, planejadas com as possibilidades da escola e não com as reais necessidades do aluno.
• Sala de recursos – Esta estratégia foi inicialmente desenvolvida para atender alunos com deficiência, cuja aprendizagem exigia material didático específico. Diretrizes do MEC (1998) sugerem esta alternativa também para alunos superdotados. Pelo que se sabe para desenvolver talentos não são requeridos “recursos materiais” específicos, em uma sala especial , pois os recursos pedagógicos usados por eles são necessários aos outros alunos da escola.
O objetivo desta sala seria oportunizar a convivência entre, orientados por um professor / facilitador capacitado para catalisar todos os recursos materiais e humanos, existentes na escola ou fora dela, e sobre esta base atender cada criança de acordo com seus interesses e potencial.
• Modelo de Enriquecimento Curricular (SEM) - Trata-se de um plano que se apoia em vários anos de investigação destinado a identificar altos níveis de potencial nas habilidades, interesses e estilos de aprendizagem dos alunos, além da estimulação de tais potencialidades.
Compõe-se de três dimensões em interação: componentes organizacionais, componentes de prestação de serviços e estruturas escolares.
Centro de Desenvolvimento do Potencial e do Talento (CEDET). O CEDET é um espaço de apoio, complementação e suplementação educacional ao aluno com altas habilidades, matriculado em escolas públicas ou particulares. Seu projeto educativo, objetiva desenvolver o auto-conceito, cultivar a sensibilidade e o respeito aos outros. Suas ações voltam-se para a identificação e recrutamento dos alunos, peça observação direta dos professores, reavaliação pelas equipes técnicas da escola e do CEDET, bem como atendimento especializado.
Conclusão
O conceito de altas habilidades evoluiu historicamente de uma concepção unidimensional, limitada a aptidões cognitivas e avaliaçâo psicométrica para uma compreensão multidimensional. Embora a literatura especializada não se alicerce em um conceito uniforme existe um consenso quanto à sua ampliação. Os elevados níveis de cognição e desempenho em uma área ou mais de conhecimento constituem elementos comuns às várias concepções, como também o reconhecimento da importância de ações para o desenvolvimento do talento. Em síntese, talento não se desperdiça, estimula-se.
Referências
BRASIL,MEC,SEESP, Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial, Área de Altas Habilidades, v. 9, 1998 ( Série Diretrizes )
CLARK, Bárbara. Otimização do aprendizado: identificação, planejamento e recursos para jovens superdotados e talentosos, Anais do Congresso Internacional sobre Superdotação ,Brasil : Brasilia, 1998
GALLAGHER,James J. Issues in education for the gifted in The gifted and Talented: their education and development, Universidade de Chicago, Illinois, 1979
GAGNÉ, F. Modelo diferenciado de superdotación y talento in Benito, Y. y Alonso, J.A. Superdotados, Talentos, Creativos y Dessarrolo Emocional , Ecuador,Loja : UTPL, 2004
GARDNER, Howard. Mentes que mudam: a arte e a ciência de mudar as nossas mentes e a dos outros, Porto Alegre : Artmed/Bookman, 2005
GUENTNER,Zenita C. Desenvolver capacidades e talentos - um conceito de inclusão, Petropólis: Vozes, 2000
RENZULLI, J.S. Os fatores da excepcionalidade, in Anais do XIV Congresso Mundial de Superdotação e Talento, Espanha: Barcelona, 2001
____________ __ & FLEITH, D.S. O modelo de enriquecimento escolar , Portugal, Braga, Sobredotação : ANEIS, v. 3 , no. 2, 2002
REVISTA CÓDICE 2,5 .Kazimierz Dabrowsky, Bogotá: Instituto Alberto Merani, Ano 3, no. 1, 2002
STERNBERG, Robert L. La inteligencia exitosa: una visión má ampla de quién es más listo en la escuela y en la vida y Entrevista exclusiva in Códice 2,5, Bogotá : Instituto Alberto Merani , Ano 1, no. 1, fevereiro de 2000
____________ _______ . WICS as a Model of Giftedness , High Abilities Studies, v. 14, no. 2, 2003
ABAHSD - Associação Brasileira para Altas Habilidades/ Superdotados
Resumo :
Apesar de documentos legais que reconhecem alunos com capacidade acima da média na população escolar o que, muitas vezes, chega à prática dos profissionais da educação são conceitos desligados de concepções, relativamente vagos, pesados de mitos que as produções científicas estão derrubando. Ressignificar as concepções e conceitos sobre altas habilidades / superdotação é de suma importância sobretudo quando se admite que qualquer prática educativa deve sempre partir de um referencial teórico. Superdotação é um conceito que serve para expressar alto nível de inteligência e indica desenvolvimento acelerado das funções cerebrais. Desde a década de 80 surgem novas teorias sobre inteligência que vêm ampliando nossa visão sobre altas habilidades; a partir da década de 90, as pesquisas cognitivas foram enriquecidas com o desenvolvimento das ciências neurais. A Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowski , o modelo Diferenciado de Superdotação e Talento de Gagné , o Círculo dos Três Anéis de Renzulli , o modelo das Inteligências Múltiplas de Gardner e o modelo WICS de Sternberg são estudos que se destacam. São modelos diferentes que não se excluem,mas se completam. Algumas alternativas para inclusão escolar destes alunos são: Atividades extracurriculares organizadas na própria escola, Sala de Recursos, Modelo de Enriquecimento Escolar (SEM) de Renzulli e Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) idealizado pela psicóloga Zenita Guenther.
Introdução
Lutar por uma escola inclusiva que busque ter um projeto pedagógico que responda às necessidades específicas de cada aluno e grupo de alunos traz nova esperança; sem dúvida, o convívio ampliado entre os pares é uma das mais fertéis vertentes educativas.
Quando se fala em altas habilidades/ superdotaçã o diversas são as abordagens sobre o tema. Enquanto a neurobiologia valoriza os mecanismos cerebrais, a psicopedagogia social busca fatores psicológicos, educacionais e sociológicos que possam determiná-las e a genética ressalta o papel dos gens. As dificuldades na escolha de um conceito de superdotação não residem apenas nas diferentes concepções sobre o conceito em sí mesmo mas, no que pode ser incluído no seu âmbito.
Gallagher (1979) chama a atenção para o fato de que o conceito de superdotação está ligado a cultura. Para muitos professores os alunos superdotados fazem o melhor trabalho na sala de aula, participam avidamente das atividades de classe e completam as tarefas com presteza. Outros reconhecem alto nível em estudantes que demonstram profundidade de pensamento e sensibilidade por suas observações e pelo tipo de perguntas que fazem. Poucos percebem o fomentador de discórdias e o não conformista como possível aluno superdotado.
A literatura especializada aborda com frequência superdotação e talento como termos com dois pontos em comum: se referem a habilidades e estão acima da média da população. Para o senso comum, a habilidade intelectual é superdotação e a habilidade artística é talento.
Para Clark (1998), a superdotação é um conceito de fundo biológico que serve como rótulo para alto nível de inteligência e indica desenvolvimento acelerado das funções do cérebro, o qual pode ser expresso através de habilidades de alto nível. O avanço das neurociências nas investigações sobre inteligência mudou as formulações anteriores.
Embora estas questões de terminologias ainda aflorem, a atenção tem se concentrado em proporcionar a cada um dos alunos com capacidade acima da média, oportunidades para seu desenvolvimento. A fundamentação teórica é importante e os exemplos que se seguem não são excludentes, se complementam.
Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowsky (TDP)
A TDP tem implicações consideráveis para explicar o desenvolvimento emocional do superdotado, tornando-se importante para entender os padrões de crescimento e os desafios daqueles que tem altas habilidades. Dabrowsky, psicólogo polonês, identificou cinco áreas de superexcitabilidade : psicomotriz, sensorial, intelectual, imaginativa e emocional. Chamou este processo de desintegração positiva porque o crescimento e o desenvolvimento delas era acompanhado de angústia e ansiedade. As superexcitabilidade s são uma elevada habilidade inata para perceber estímulos e responder a eles.
Modelo Diferenciado de Superdotação e Talento de Gagné
.Gagné propõe que a superdotação está associada à habilidade intelectual geral – fator “ g “, enquanto que o talento indica destrezas mais específicas. Identificou cinco atitudes:: intelectual, criativa, sócio-afetiva, sensomotora e percepção extrasensorial. Neste modelo, as habilidades naturais atuam como material para os elementos constituintes dos talentos; a superdotação se refere a medidas de potencial, habilidades não treinadas, enquanto o talento se reserva especificamente para rendimentos alcançados como resultado de um programa sistemático de formação e prática.
O Círculo dos Três Anéis de Renzulli
Teoria formulada por Renzulli na década de 70, apresenta uma conceituação centrada mais na atuação que na potencialidade, onde sustenta um modelo que não se atém no Quociente Intelectual, mas na confluência de três fatores : habilidade acima da média, compromisso com a tarefa (motivação) e criatividade elevada. A habilidade acima da média permanece relativamente estável e não necessita ser excepcional; a criatividade se refere à flexibilidade e à originalidade do pensamento e o comprometimento com a tarefa refere-se à persistência, dedicaçâo, esforço e autoconfiança. A partir de sua caracterização, Renzulli conclui que a superdotação é relativa ao tempo, à pessoas e às circunstâncias, isto é, os comportamentos superdotados têm lugar em determinadas pessoas (não em todo o mundo), em determinados momentos e em determinadas circunstâncias (não em todo o tempo ).
Modelo das Inteligências Múltiplas de Gardner
A idéia de que há várias inteligências não é nova. Gardner apoiou seus antecessores , como Thurstone e Guilford, procurando complementar alguns pontos: a não inclusão dos fatores biológicos da inteligência, não problematizaçã o da criatividade, insensibilidade aos papéis socialmente valorizados. Assumindo que o mapa cerebral sugere áreas distintas de funcionamento inteligente, conclui em seus estudos, divulgados em 1983, que existem tipos de inteligências independentes. Duas especialmente importantes para a aprendizagem - linguística e lógico-matemática, inteligências "não canônicas": musical, espacial,corporal- cinestésica, naturalista e as inteligências pessoais (inter e intrapessoal) , ponderando sobre a existência de uma nona inteligência que chamou de existencial (Gardner, 2005 ).Trata-se de uma teoria útil porque expande os conceitos de inteligência, e amplia a maneira de identificar talentos, mas sem investigação empírica que sustente suas afirmações (Sternberg, 2000) .
Modelo WICS de Sternberg
Segundo Sternberg (2000) para compreender habilidades devemos pensar não só em termos de Quociente Intelectual, mas também de Inteligência Exitosa. Esta é a habilidade intencionall para adaptar-se a diferentes ambientes, configurá-los e selecioná-los. Postula que as pessoas inteligentes conhecem suas próprias forças e compensam suas fraquezas.A partir de sua teoria triáquica da inteligência deriva uma concepção plural de superdotação e formula um modelo pentagonal o qual considera que esta deve ter um conjunto de cinco características: excelência, raridade, produtividade, demonstratividade e valor. O modelo WICS (Wisdom,Intelligenc e,Creativity, Synthesized) é uma possível base comum para identificar pessoas superdotadas (Sternberg,2003) . A superdotação seria uma síntese de sabedoria, inteligência e criatividade. Sabedoria emanada da teoria do equilíbrio de interesses; existentes e a seleção de novos ambientes; inteligência como a capacidade de maximizar pontos fortes e compensar as debilidades; criatividade como decisão de superar obstáculos e assumir riscos.
Alternativas de inclusão escolar
• Atividades curriculares organizadas na própria escola – São realizadas com a intenção de ocupar os alunos mais capazes por meio de cursos de arte, clubes de ciências ou de esportes, monitoria de colegas. Correm o risco de se tornarem atividades rotineiras, planejadas com as possibilidades da escola e não com as reais necessidades do aluno.
• Sala de recursos – Esta estratégia foi inicialmente desenvolvida para atender alunos com deficiência, cuja aprendizagem exigia material didático específico. Diretrizes do MEC (1998) sugerem esta alternativa também para alunos superdotados. Pelo que se sabe para desenvolver talentos não são requeridos “recursos materiais” específicos, em uma sala especial , pois os recursos pedagógicos usados por eles são necessários aos outros alunos da escola.
O objetivo desta sala seria oportunizar a convivência entre, orientados por um professor / facilitador capacitado para catalisar todos os recursos materiais e humanos, existentes na escola ou fora dela, e sobre esta base atender cada criança de acordo com seus interesses e potencial.
• Modelo de Enriquecimento Curricular (SEM) - Trata-se de um plano que se apoia em vários anos de investigação destinado a identificar altos níveis de potencial nas habilidades, interesses e estilos de aprendizagem dos alunos, além da estimulação de tais potencialidades.
Compõe-se de três dimensões em interação: componentes organizacionais, componentes de prestação de serviços e estruturas escolares.
Centro de Desenvolvimento do Potencial e do Talento (CEDET). O CEDET é um espaço de apoio, complementação e suplementação educacional ao aluno com altas habilidades, matriculado em escolas públicas ou particulares. Seu projeto educativo, objetiva desenvolver o auto-conceito, cultivar a sensibilidade e o respeito aos outros. Suas ações voltam-se para a identificação e recrutamento dos alunos, peça observação direta dos professores, reavaliação pelas equipes técnicas da escola e do CEDET, bem como atendimento especializado.
Conclusão
O conceito de altas habilidades evoluiu historicamente de uma concepção unidimensional, limitada a aptidões cognitivas e avaliaçâo psicométrica para uma compreensão multidimensional. Embora a literatura especializada não se alicerce em um conceito uniforme existe um consenso quanto à sua ampliação. Os elevados níveis de cognição e desempenho em uma área ou mais de conhecimento constituem elementos comuns às várias concepções, como também o reconhecimento da importância de ações para o desenvolvimento do talento. Em síntese, talento não se desperdiça, estimula-se.
Referências
BRASIL,MEC,SEESP, Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial, Área de Altas Habilidades, v. 9, 1998 ( Série Diretrizes )
CLARK, Bárbara. Otimização do aprendizado: identificação, planejamento e recursos para jovens superdotados e talentosos, Anais do Congresso Internacional sobre Superdotação ,Brasil : Brasilia, 1998
GALLAGHER,James J. Issues in education for the gifted in The gifted and Talented: their education and development, Universidade de Chicago, Illinois, 1979
GAGNÉ, F. Modelo diferenciado de superdotación y talento in Benito, Y. y Alonso, J.A. Superdotados, Talentos, Creativos y Dessarrolo Emocional , Ecuador,Loja : UTPL, 2004
GARDNER, Howard. Mentes que mudam: a arte e a ciência de mudar as nossas mentes e a dos outros, Porto Alegre : Artmed/Bookman, 2005
GUENTNER,Zenita C. Desenvolver capacidades e talentos - um conceito de inclusão, Petropólis: Vozes, 2000
RENZULLI, J.S. Os fatores da excepcionalidade, in Anais do XIV Congresso Mundial de Superdotação e Talento, Espanha: Barcelona, 2001
____________ __ & FLEITH, D.S. O modelo de enriquecimento escolar , Portugal, Braga, Sobredotação : ANEIS, v. 3 , no. 2, 2002
REVISTA CÓDICE 2,5 .Kazimierz Dabrowsky, Bogotá: Instituto Alberto Merani, Ano 3, no. 1, 2002
STERNBERG, Robert L. La inteligencia exitosa: una visión má ampla de quién es más listo en la escuela y en la vida y Entrevista exclusiva in Códice 2,5, Bogotá : Instituto Alberto Merani , Ano 1, no. 1, fevereiro de 2000
____________ _______ . WICS as a Model of Giftedness , High Abilities Studies, v. 14, no. 2, 2003
Pré-sal. Trabalhadores com deficiencia defende reserva de 5% dos recursos do futuro Fundo Social, a ser criado sobre a exploração do petróleo.
Com o objetivo de formar, profissionalizar a classe trabalhadora com deficiencia para o mundo do trabalho. Os coletivo Estaduais de Trabalhadores com Deficiencia da APEOESP,SINDSAUDE, BANCO CENTRAL, e COMERCIARIOS defenderam a tese "Subindo a Rama com Dilma Rousseff" no II Encontro Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiencia da CUT-SP.
A APEOESP em seu auditório central recebeu 72 trabalhadores (as) com deficiência e mais representantes de Federações e Confederações sindicais.
Dentre as federações a educação inscreveu o maior número de delegados.
Roberto Felício, Deputado estadual, ex-presidente da APEOESP fez a abertura e trouxe um grande abraço de toda a bancada do PT na Assembléia Legislativa do estado, aos trabalhadores (as) com deficiência do estado.
O encontro teve o objetivo de ouvir o segmento e propor políticas públicas para o segmento dos trabalhadores (as) com deficiência.
A classe trabalhadora com deficiência vem sofrendo com posições dos patrões que rotulam trabalhadores com deficiência como improdutivos, e só contratam estes trabalhadores porque a lei exige.
A precarização das relações de trabalho como contratos temporários e terceirização engesa mais o mundo do trabalho da pessoa com deficiência.
Participaram mais de 180 pessoas entre, autoridades, convidados e delegados.
Os trabalhadores com deficiência da Educação, Bancários e Metalúrgicos foram a maior delegação.
Com 72 delegados trabalhadores com deficiência, foi referendado 24 delegados ao encontro nacional que ocorrerá no próximo dia 21/09, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
O evento foi o ponta pé inicial para gerar políticas públicas para a classe trabalhadora com deficiência, causou polemica a defesa da TESE "Subindo a Rampa com Dilma Roussef", foi o marco do encontro tese defendida pelos trabalhadores com deficiência do setor público e os comerciários, que defende reserva de 5% do s recursos do pré-sal para formação, profissionalizaçã o da classe trabalhadora com deficiência.
Sindicatos de representação como a APEOESP,SINDSAÙ DE,BANCOCENTRAL, COMERCIÁRIOS, que propunham 5% de reserva do fundo social dos recursos obtidos pela exploração do petróleo da cama do Pré-sal, para formação, profissionalizaçã o e especialização das pessoas com deficiência para o mundo do trabalho.
Da delegação presente foram tirados 24 delegados para o encontro nacional que irá ocorrer no dia 21/09 em São Bernardo do Campo.
Com uma boa e competente delegação a Setorial credenciou 12 delegados que participaram do Encontro Nacional dos trabalhadores com Deficiência da CUT pára defender a bandeira da classe trabalhadora com deficiência nacionalmente.
Pré-sal reparar, uma dívida com os mais pobres..., as pessoas com deficiência
A APEOESP em seu auditório central recebeu 72 trabalhadores (as) com deficiência e mais representantes de Federações e Confederações sindicais.
Dentre as federações a educação inscreveu o maior número de delegados.
Roberto Felício, Deputado estadual, ex-presidente da APEOESP fez a abertura e trouxe um grande abraço de toda a bancada do PT na Assembléia Legislativa do estado, aos trabalhadores (as) com deficiência do estado.
O encontro teve o objetivo de ouvir o segmento e propor políticas públicas para o segmento dos trabalhadores (as) com deficiência.
A classe trabalhadora com deficiência vem sofrendo com posições dos patrões que rotulam trabalhadores com deficiência como improdutivos, e só contratam estes trabalhadores porque a lei exige.
A precarização das relações de trabalho como contratos temporários e terceirização engesa mais o mundo do trabalho da pessoa com deficiência.
Participaram mais de 180 pessoas entre, autoridades, convidados e delegados.
Os trabalhadores com deficiência da Educação, Bancários e Metalúrgicos foram a maior delegação.
Com 72 delegados trabalhadores com deficiência, foi referendado 24 delegados ao encontro nacional que ocorrerá no próximo dia 21/09, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
O evento foi o ponta pé inicial para gerar políticas públicas para a classe trabalhadora com deficiência, causou polemica a defesa da TESE "Subindo a Rampa com Dilma Roussef", foi o marco do encontro tese defendida pelos trabalhadores com deficiência do setor público e os comerciários, que defende reserva de 5% do s recursos do pré-sal para formação, profissionalizaçã o da classe trabalhadora com deficiência.
Sindicatos de representação como a APEOESP,SINDSAÙ DE,BANCOCENTRAL, COMERCIÁRIOS, que propunham 5% de reserva do fundo social dos recursos obtidos pela exploração do petróleo da cama do Pré-sal, para formação, profissionalizaçã o e especialização das pessoas com deficiência para o mundo do trabalho.
Da delegação presente foram tirados 24 delegados para o encontro nacional que irá ocorrer no dia 21/09 em São Bernardo do Campo.
Com uma boa e competente delegação a Setorial credenciou 12 delegados que participaram do Encontro Nacional dos trabalhadores com Deficiência da CUT pára defender a bandeira da classe trabalhadora com deficiência nacionalmente.
Pré-sal reparar, uma dívida com os mais pobres..., as pessoas com deficiência
Discurso em Audiência Pública na Câmara dos Vereadores da Cidade de Fortaleza
Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009
Senhores Vereadores, amigos e colaboradores presentes:
Represento aqui, na qualidade de Diretor Técnico, a ABRAÇA, Associação BRAsileira para a aÇão por direitos das pessoas com Autismo.
A ABRAÇA é uma Associação nacional composta por distintas organizações, que congrega pais, profissionais e pessoas com autismo de todas as regiões brasileiras. Sua Diretoria compõe-se de representantes da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nossa Associação foi criada no interesse público das pessoas com autismo, sendo a primeira Associação Brasileira a ter, em seu quadro, portadores da síndrome.
A ABRAÇA mobiliza-se, em caráter extraordinário, quando quer que haja abuso, ameaça ou dificuldades enfrentadas por pessoas autistas em qualquer Estado da Federação, através de seus Diretores Regionais.
Nosso propósito enquanto Associação Nacional é assegurar que sejam respeitadas, como cidadãos de direito, as pessoas com autismo em todas as instâncias de participação social.
A Casa da Esperança, enquanto entidade municipal, consiste em uma experiência cujos frutos espalham-se por todo o país, inspirando iniciativas do gênero em vários Estados, e atualmente em operação direta no Ceará e no Pará. Não pode ser definida apenas como uma clínica, ou como uma escola, especial ou especializada.
Na verdade a Casa da Esperança é, para pais e autistas de todo o Brasil um lume na escuridão. Entre opções de tratamento ineficazes e as francamente abusivas, a Casa emerge como um paradigma para a conquista da inclusividade social, educacional e no mundo do trabalho, em favor das pessoas com autismo.
Seu trabalho atrai pessoas de outros Estados, que muitas vezes migram, trazendo seu talento, sua capacidade produtiva e seus filhos para o Estado do Ceará, que é um Estado como poucos, onde as pessoas em atendimento, cerca de 400 pacientes, no presente, recebem atenção multiprofissional com ações educacionais integradas, apoio à inclusão escolar, suporte psicológico e médico à família. O Ceará representa, graças a este trabalho incessante, nos últimos 16 anos, Esperança para os brasileiros que não querem ver seus filhos apenas numa escola especial, ou apenas numa clínica, ou apenas numa instituição de apoio psiquiátrico: querem tudo isso, e mais, ousando acreditar que esse todo, terapia, educação, participação social, familiar e comunitária, é inúmeras vezes maior que a mera soma das partes.
A ABRAÇA vem, representada neste ato por mim, Alexandre Costa e Silva, membro fundador e Diretor Técnico desta Associação, apelar para o bom senso dos responsáveis pelo pagamento do Sistema Único de Saúde no Município de Fortaleza.
Compreendemos que o município não seja um mero repassador de recursos financeiros, e que sua função, num programa descentralizado de assistência a saúde de abrangência nacional, é priorizar a aplicação desses mesmos recursos, garantindo o melhor uso destes, dadas as condições de saúde da população de cada município.
No entanto, tal priorização não poderia ser realizada após o atendimento ter sido prestado. É uma solução infeliz contingenciar recursos destinados ao pagamento de dívidas depois delas terem sido contraídas. Não é também uma atitude que soe muito honesta.
Tampouco é sábio retirar a Casa da Esperança das prioridades do SUS no município de Fortaleza. Dar as mãos com a sociedade civil organizada, principalmente quando atinge tal grau de expertise e excelência denota a capacidade de um governante de pensar para além dos objetivos políticos imediatos, ou das necessidades prementes, em detrimento do investimento social de qualidade.
A atitude tomada a partir deste momento pela administração municipal da saúde na cidade de Fortaleza definirá se o movimento dos direitos das pessoas autistas irá ou não reconhecer como parceiro o executivo municipal de uma das maiores cidades do Brasil, ou se irá inscrevê-lo nas páginas da história dos movimentos sociais como uma das gestões mais desastrosas, no tocante à atenção saúde das pessoas portadoras de autismo.
Esta história não é escrita apenas localmente, nem mesmo apenas nacionalmente. A Associação é parceira do Autism Network International, que noticia e difunde tanto iniciativas amigáveis como deletérias à comunidade de pessoas autistas, dentre outras atividades, em língua inglesa, e em âmbito mundial.
Sendo assim, diante do exposto exigimos enquanto Associação Nacional a imediata restituição dos recursos devidos à Casa da Esperança, cuja transferência do Fundo Nacional de Saúde já aconteceu, e o estabelecimento de alternativas para não haver mais solução de continuidade no repasse de recursos a esta reputada organização social, para que, em Fortaleza, a Esperança continue tendo casa.
Alexandre Costa e Silva
Psicólogo
Diretor Técnico da ABRAÇA
FONTE: http://casadaespera ncaedu.blogspot. com/
Senhores Vereadores, amigos e colaboradores presentes:
Represento aqui, na qualidade de Diretor Técnico, a ABRAÇA, Associação BRAsileira para a aÇão por direitos das pessoas com Autismo.
A ABRAÇA é uma Associação nacional composta por distintas organizações, que congrega pais, profissionais e pessoas com autismo de todas as regiões brasileiras. Sua Diretoria compõe-se de representantes da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nossa Associação foi criada no interesse público das pessoas com autismo, sendo a primeira Associação Brasileira a ter, em seu quadro, portadores da síndrome.
A ABRAÇA mobiliza-se, em caráter extraordinário, quando quer que haja abuso, ameaça ou dificuldades enfrentadas por pessoas autistas em qualquer Estado da Federação, através de seus Diretores Regionais.
Nosso propósito enquanto Associação Nacional é assegurar que sejam respeitadas, como cidadãos de direito, as pessoas com autismo em todas as instâncias de participação social.
A Casa da Esperança, enquanto entidade municipal, consiste em uma experiência cujos frutos espalham-se por todo o país, inspirando iniciativas do gênero em vários Estados, e atualmente em operação direta no Ceará e no Pará. Não pode ser definida apenas como uma clínica, ou como uma escola, especial ou especializada.
Na verdade a Casa da Esperança é, para pais e autistas de todo o Brasil um lume na escuridão. Entre opções de tratamento ineficazes e as francamente abusivas, a Casa emerge como um paradigma para a conquista da inclusividade social, educacional e no mundo do trabalho, em favor das pessoas com autismo.
Seu trabalho atrai pessoas de outros Estados, que muitas vezes migram, trazendo seu talento, sua capacidade produtiva e seus filhos para o Estado do Ceará, que é um Estado como poucos, onde as pessoas em atendimento, cerca de 400 pacientes, no presente, recebem atenção multiprofissional com ações educacionais integradas, apoio à inclusão escolar, suporte psicológico e médico à família. O Ceará representa, graças a este trabalho incessante, nos últimos 16 anos, Esperança para os brasileiros que não querem ver seus filhos apenas numa escola especial, ou apenas numa clínica, ou apenas numa instituição de apoio psiquiátrico: querem tudo isso, e mais, ousando acreditar que esse todo, terapia, educação, participação social, familiar e comunitária, é inúmeras vezes maior que a mera soma das partes.
A ABRAÇA vem, representada neste ato por mim, Alexandre Costa e Silva, membro fundador e Diretor Técnico desta Associação, apelar para o bom senso dos responsáveis pelo pagamento do Sistema Único de Saúde no Município de Fortaleza.
Compreendemos que o município não seja um mero repassador de recursos financeiros, e que sua função, num programa descentralizado de assistência a saúde de abrangência nacional, é priorizar a aplicação desses mesmos recursos, garantindo o melhor uso destes, dadas as condições de saúde da população de cada município.
No entanto, tal priorização não poderia ser realizada após o atendimento ter sido prestado. É uma solução infeliz contingenciar recursos destinados ao pagamento de dívidas depois delas terem sido contraídas. Não é também uma atitude que soe muito honesta.
Tampouco é sábio retirar a Casa da Esperança das prioridades do SUS no município de Fortaleza. Dar as mãos com a sociedade civil organizada, principalmente quando atinge tal grau de expertise e excelência denota a capacidade de um governante de pensar para além dos objetivos políticos imediatos, ou das necessidades prementes, em detrimento do investimento social de qualidade.
A atitude tomada a partir deste momento pela administração municipal da saúde na cidade de Fortaleza definirá se o movimento dos direitos das pessoas autistas irá ou não reconhecer como parceiro o executivo municipal de uma das maiores cidades do Brasil, ou se irá inscrevê-lo nas páginas da história dos movimentos sociais como uma das gestões mais desastrosas, no tocante à atenção saúde das pessoas portadoras de autismo.
Esta história não é escrita apenas localmente, nem mesmo apenas nacionalmente. A Associação é parceira do Autism Network International, que noticia e difunde tanto iniciativas amigáveis como deletérias à comunidade de pessoas autistas, dentre outras atividades, em língua inglesa, e em âmbito mundial.
Sendo assim, diante do exposto exigimos enquanto Associação Nacional a imediata restituição dos recursos devidos à Casa da Esperança, cuja transferência do Fundo Nacional de Saúde já aconteceu, e o estabelecimento de alternativas para não haver mais solução de continuidade no repasse de recursos a esta reputada organização social, para que, em Fortaleza, a Esperança continue tendo casa.
Alexandre Costa e Silva
Psicólogo
Diretor Técnico da ABRAÇA
FONTE: http://casadaespera ncaedu.blogspot. com/
segunda-feira, agosto 31
*Prêmio Instituto Claro incentiva novas práticas educacionais*
Inscrições estão abertas até 4 de setembro. Mais de R$ 100 mil em prêmios
serão distribuídos entre projetos e iniciativas educacionais que privilegiam
a temática da aprendizagem com o uso de novas Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC’s)
Prêmio Instituto Claro – Novas formas de aprender. Com o objetivo de
estimular e reconhecer iniciativas que potencializem o uso das novas
tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de
oportunidades de aprendizagem inovadoras, o Prêmio é dividido em três
modalidades: Pesquisa, Desenvolvimento e Vivência.
As inscrições vão até o dia 4 de setembro e serão feitas pelo Portal do
Instituto – www.institutoclaro. org.br
,
onde estarão disponíveis o regulamento e a inscrição online para cada
modalidade e categoria. No total, mais de R$ 100 mil em prêmios serão
concedidos pelo Instituto Claro a projetos de pesquisa científica, propostas
para o desenvolvimento de iniciativas que utilizam novas tecnologias no
processo de aprendizagem e relatos de práticas educacionais por meio de
recursos tecnológicos. Podem participar estudantes de graduação, curso
técnico e pós-graduação; *instituições educativas formais e não-formais; e
educadores.*
Confira abaixo os públicos-alvos, requisitos e descrição de cada modalidade.
*Pesquisa
*A modalidade Pesquisa pretende estimular estudantes a desenvolverem
pesquisas científicas que explorem a temática da causa do Instituto Claro:
aprendizagem com as novas tecnologias. Subdivide-se em duas categorias:
Graduação e Curso Técnico, que inclui trabalhos de iniciação científica e de
conclusão de curso; e Pós-Graduação (Lato Sensu e Strictu Sensu), que inclui
trabalhos de especialização, mestrado e doutorado.
Para se inscrever nestas categorias, o estudante deve estar regularmente
matriculado e com o projeto ou trabalho de pesquisa a iniciar ou em
andamento, tendo de 6 a 12 meses para terminá-lo a partir da data de
premiação.
Cada categoria terá uma pesquisa premiada. O trabalho vencedor de Graduação
e Curso Técnico receberá R$ 5 mil e o de Pós-Graduação levará R$ 16 mil para
financiar o desenvolvimento de parte ou totalidade do projeto.
*Desenvolvimento*
Esta modalidade foi criada para incentivar instituições educativas – formais
e não-formais -, desde escolas e universidades a ONGs e outras associações e
organizações, a implementar, manter ou complementar projetos e ideias
inovadoras relacionadas à causa do Instituto Claro.
O requisito para se inscrever na modalidade é que o projeto esteja para ser
iniciado ou em andamento, e que seja finalizado de 6 a 12 meses após a data
de premiação.
O número de premiados da modalidade Desenvolvimento não é pré-definido e
será determinado pela comissão técnica. O valor total que será distribuído
entre os vencedores é de R$ 80 mil.
*Vivência
*O objetivo da modalidade Vivência é reconhecer os melhores relatos de
práticas educacionais implementadas por educadores e professores a favor da
causa do Instituto. As práticas devem estar em andamento por no mínimo 6
(seis) meses ou concluídas no momento em que o educador for efetuar sua
inscrição e não podem ser anteriores a janeiro de 2006. A participação nesta
modalidade pode ser individual ou em equipe. Duas práticas serão premiadas
com um notebook com 3G da Claro cada. Caso a participação seja em equipe, um
líder deverá ser nomeado para intermediar a comunicação e o preenchimento
dos documentos e formulários de inscrição. A premiação, no caso da equipe,
será concedida a este líder.
Os projetos e iniciativas inscritos serão avaliados por uma comissão técnica
composta por especialistas em educação e tecnologia. A premiação acontecerá
no mês de outubro em São Paulo, em data a ser anunciada pelo Instituto,
durante seminário que contará com a presença de convidados que são
referências no tema.
Fonte: Instituto Claro - www.institutoclaro.
org.br
serão distribuídos entre projetos e iniciativas educacionais que privilegiam
a temática da aprendizagem com o uso de novas Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC’s)
Prêmio Instituto Claro – Novas formas de aprender. Com o objetivo de
estimular e reconhecer iniciativas que potencializem o uso das novas
tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de
oportunidades de aprendizagem inovadoras, o Prêmio é dividido em três
modalidades: Pesquisa, Desenvolvimento e Vivência.
As inscrições vão até o dia 4 de setembro e serão feitas pelo Portal do
Instituto – www.institutoclaro. org.br
onde estarão disponíveis o regulamento e a inscrição online para cada
modalidade e categoria. No total, mais de R$ 100 mil em prêmios serão
concedidos pelo Instituto Claro a projetos de pesquisa científica, propostas
para o desenvolvimento de iniciativas que utilizam novas tecnologias no
processo de aprendizagem e relatos de práticas educacionais por meio de
recursos tecnológicos. Podem participar estudantes de graduação, curso
técnico e pós-graduação; *instituições educativas formais e não-formais; e
educadores.*
Confira abaixo os públicos-alvos, requisitos e descrição de cada modalidade.
*Pesquisa
*A modalidade Pesquisa pretende estimular estudantes a desenvolverem
pesquisas científicas que explorem a temática da causa do Instituto Claro:
aprendizagem com as novas tecnologias. Subdivide-se em duas categorias:
Graduação e Curso Técnico, que inclui trabalhos de iniciação científica e de
conclusão de curso; e Pós-Graduação (Lato Sensu e Strictu Sensu), que inclui
trabalhos de especialização, mestrado e doutorado.
Para se inscrever nestas categorias, o estudante deve estar regularmente
matriculado e com o projeto ou trabalho de pesquisa a iniciar ou em
andamento, tendo de 6 a 12 meses para terminá-lo a partir da data de
premiação.
Cada categoria terá uma pesquisa premiada. O trabalho vencedor de Graduação
e Curso Técnico receberá R$ 5 mil e o de Pós-Graduação levará R$ 16 mil para
financiar o desenvolvimento de parte ou totalidade do projeto.
*Desenvolvimento*
Esta modalidade foi criada para incentivar instituições educativas – formais
e não-formais -, desde escolas e universidades a ONGs e outras associações e
organizações, a implementar, manter ou complementar projetos e ideias
inovadoras relacionadas à causa do Instituto Claro.
O requisito para se inscrever na modalidade é que o projeto esteja para ser
iniciado ou em andamento, e que seja finalizado de 6 a 12 meses após a data
de premiação.
O número de premiados da modalidade Desenvolvimento não é pré-definido e
será determinado pela comissão técnica. O valor total que será distribuído
entre os vencedores é de R$ 80 mil.
*Vivência
*O objetivo da modalidade Vivência é reconhecer os melhores relatos de
práticas educacionais implementadas por educadores e professores a favor da
causa do Instituto. As práticas devem estar em andamento por no mínimo 6
(seis) meses ou concluídas no momento em que o educador for efetuar sua
inscrição e não podem ser anteriores a janeiro de 2006. A participação nesta
modalidade pode ser individual ou em equipe. Duas práticas serão premiadas
com um notebook com 3G da Claro cada. Caso a participação seja em equipe, um
líder deverá ser nomeado para intermediar a comunicação e o preenchimento
dos documentos e formulários de inscrição. A premiação, no caso da equipe,
será concedida a este líder.
Os projetos e iniciativas inscritos serão avaliados por uma comissão técnica
composta por especialistas em educação e tecnologia. A premiação acontecerá
no mês de outubro em São Paulo, em data a ser anunciada pelo Instituto,
durante seminário que contará com a presença de convidados que são
referências no tema.
Fonte: Instituto Claro - www.institutoclaro.
org.br
domingo, agosto 30
Kate Winslet em documentário sobre autismo

Vencedora de Óscar fará a narração do filme
Kate Winslet, vencedora de um Óscar com «The Reader», fará a narração em inglês de um documentário islandês sobre autismo.
«The Sunshine Boy», realizado por Fridrik Thor Fridriksson, e que conta também com as participações dos músicos Bjork e Sigur Ros, conta a história de um mãe que tenta entrar no mundo do filho autista de 11 anos. A protagonista viaja meio-mundo da Islândia até ao Estado norte-americano do Texas para visitar a terapeuta Soma Mukhopadhyay. O documentário estreia internacionalmente no próximo mês, no Festival Internacional de Toronto, no Canadá.
«Estou muito feliz e honrada que Kate tenha aceite a narração. A sua contribuição é fundamental para despertar as pessoas para o autismo, que muitos reclamam ser a epidemia de maior crescimento actualmente no mundo», afirmou, citada pela BBC, Margret Dagmar Ericsdottir, mãe do jovem autista.
http://www.tvi24. iol.pt/cinema/ kate-winslet- narracao- filme-autismo/ 1085000-4059. html
quarta-feira, agosto 26
Livros para dowload de Paulo Coelho
O escritor Paulo Coelho disponibilizou hoje na internet, para download gratuito, dois romances inéditos e uma coleção de textos já traduzidos em vários idiomas, como um presente a seus fãs no dia de seu aniversário.
"Meu presente para vocês em meu aniversário", anunciou Coelho, em seu perfil na rede social virtual Twitter, em comemoração a seus 62 anos, que completa hoje.
Os leitores poderão encontrar os romances no blog oficial do escritor, em vários idiomas e em diferentes formatos, desde PDF à versão adaptada a diversos aparatos digitais de leitura como o Kindle, da Amazon, o Sony Reader e o iLiad.
O primeiro romance, "O Caminho do Arco", traduzido para inglês, espanhol, italiano e alemão, conta a história de um arqueiro que transmite suas doutrinas a uma criança em seu povoado, segundo a resenha publicada no blog do autor.
Coelho utiliza da metáfora do arco e flecha para aprofundar ideias como o esforço cotidiano, a superação das dificuldades e a coragem para tomar decisões arriscadas.
Com versões em português e inglês, "Histórias para os Pais, Filhos e Netos" é uma coleção de relatos alegres, surpreendentes e dramáticos, baseados em lendas e contos tradicionais de diferentes culturas, dedicados a leitores de todas as idades.
Já o "Guerreiro da Luz" apresenta uma coleção de textos escritos por Coelho na internet e que estão unidos pela busca do "guerreiro da luz" que "cada um" tem em seu interior, segundo o escritor.
Os textos ocupam nada menos que três volumes e são oferecidos ao leitor em português, inglês e francês.
A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos.
Honoré de Balzac
Abraço
Vilma Candido
"Meu presente para vocês em meu aniversário", anunciou Coelho, em seu perfil na rede social virtual Twitter, em comemoração a seus 62 anos, que completa hoje.
Os leitores poderão encontrar os romances no blog oficial do escritor, em vários idiomas e em diferentes formatos, desde PDF à versão adaptada a diversos aparatos digitais de leitura como o Kindle, da Amazon, o Sony Reader e o iLiad.
O primeiro romance, "O Caminho do Arco", traduzido para inglês, espanhol, italiano e alemão, conta a história de um arqueiro que transmite suas doutrinas a uma criança em seu povoado, segundo a resenha publicada no blog do autor.
Coelho utiliza da metáfora do arco e flecha para aprofundar ideias como o esforço cotidiano, a superação das dificuldades e a coragem para tomar decisões arriscadas.
Com versões em português e inglês, "Histórias para os Pais, Filhos e Netos" é uma coleção de relatos alegres, surpreendentes e dramáticos, baseados em lendas e contos tradicionais de diferentes culturas, dedicados a leitores de todas as idades.
Já o "Guerreiro da Luz" apresenta uma coleção de textos escritos por Coelho na internet e que estão unidos pela busca do "guerreiro da luz" que "cada um" tem em seu interior, segundo o escritor.
Os textos ocupam nada menos que três volumes e são oferecidos ao leitor em português, inglês e francês.
A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos.
Honoré de Balzac
Abraço
Vilma Candido
sábado, agosto 22
Avestruzes nas escolas (Artigo)

Data: 22/08/2009
Veículo: O GLOBO
Editoria: OPINIÃO
Jornalista(s): LAIS MENDES PIMENTEL e PATRÍCIA RODRIGUES
Assunto principal: ENSINO SUPERIOR OUTROS
A gripe suína mexeu no calendário escolar, mas há um outro mal que afeta, de forma silenciosa e cruel, a formação dos brasileiros. Trata-se da síndrome do avestruz: aquela que faz com que o sistema educacional fique paralisado, fingindo que não é com ele. Estamos falando do despreparo de professores para a realidade da inclusão, nas escolas regulares, de alunos com necessidades especiais.
São inúmeros os casos em que fica evidenciada a inaptidão de professores e diretores de escola na hora de lidar com estudantes com alguma questão cognitiva. E a raiz deste descalabro é clara: os currículos universitários dos cursos de pedagogia não preparam futuros professores para a inclusão.
Há legislação que prevê que a matrícula dessas crianças seja feita preferencialmente na rede regular de ensino.
Mesmo assim, muitas escolas, particulares ou não, ainda negam o direito a tantas crianças de serem educadas como quaisquer outras. O argumento é tosco: elas dizem não estarem preparadas para lidar com as "diferenças".
Estudo recente mostrou a aberração forjada em salas de aula por conta do tal despreparo. A pesquisa Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mostra que 96,5% dos entrevistados (pais, alunos e profissionais de cerca de 500 escolas) têm preconceito contra portadores de necessidades especiais; 94,2% têm preconceito étnico-racial, 93,5% de gênero; 91% de geração; 87,5% socioeconômico; 87,3% com relação à orientação sexual e 75,95% têm preconceito territorial.
É fácil entender, afinal, as melhores universidades do Rio de Janeiro contam apenas com uma matéria obrigatória de Educação Especial.
Lidar com as diferenças virou então matéria de cursos de especialização, uma questão de opção. O futuro professor tem que, por conta própria, conhecer, por exemplo, educadores como Reuven Feuerstein e Vitor da Fonseca, que demonstram como promover o desenvolvimento máximo do potencial cognitivo, social e afetivo de pessoas que hoje são marginalizadas.
Professores avestruzes não enxergam a pluralidade do ser humano e escolhem colocar a cabeça debaixo da terra, fingindo que tudo está bem. Aumentam assim os casos dessa síndrome cruel, alimentados pelas escolas que os contratam e pelas universidades que os diplomam. A atualização do caduco currículo das faculdades de pedagogia seria uma vitória de todos em direção a uma educação de verdade.
sexta-feira, agosto 21
O MILAGRE DE ANNIE SULLIVAN
Em 1887, no Alabama, a jovem Helen Keller, cega e muda, desde a infância, devido a uma congestão cerebral, está a ponto de ser enviada para uma Instituição especializada em doentes mentais.
Sua falta de habilidade para se comunicar a deixou frustrada e violenta.
É um tempo difícil no sul dos Estados Unidos.
Desesperados, seus pais procuram ajuda junto ao Perkins Institute, de Boston, que lhes encaminha a jovem Annie Sullivan para ser tutora de sua filha.
Annie acabara de concluir seu curso, de modo que Helen será sua primeira aluna.
Em sua incansável tarefa para tentar fazer com que Helen se adapte e entenda, pelo menos em parte, o mundo que a cerca, Annie não se mostra condescendente nem a trata como uma pessoa deficiente.
Com essa atitude e determinação, entra muitas vezes em confronto com os pais de Helen, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram. Por várias vezes, o pai a ameaça de mandá-la embora.
A situação chega a tal ponto que Annie diz que, para seu trabalho apresentar bons resultados, é preciso que ela e Helen passem a morar sozinhas numa outra casa da família.
A tarefa é realmente difícil, mas com pulso firme e muito amor, Annie consegue, em relativamente pouco tempo, tornar Helen uma garota dócil, bem como, fazer com que ela aprenda a linguagem dos dedos e a pronunciar suas primeiras palavras.
Críticas
Baseado no livro autobiográfico "The Story of my Life" de Helen Keller, "O Milagre de Annie Sullivan" é um grande clássico do cinema americano. Realizado pelo cineasta Arthur Penn, o filme é comovente e retrata a luta pela vida , nesse caso, contra a adversidade.
A direção de Arthur Penn é soberba.
O roteiro, assinado por William Gibson, é muito bem escrito e estruturado.
As interpretações de Anne Bancroft e Patty Duke são impactantes em sua sinceridade brutal. A emoção envolve o espectador à medida em que o personagem vivido por Patty Duke vai-se despojando de suas defesas e aversões para descobrir algo novo entre elas, o milagre a que o título se refere.
Enfim, "O Milagre de Annie Sullivan" é um filme imperdível.
Para saber mais do filme link http://www.65anosdecinema.pro.br/O_milagre_de_Annie_Sullivan.htm
Amiguinos educadores, não costumo colocar links para baixar filmes.
Mas este é uma raridade, e pelo que sei não se acha em locadoras...
Já passou no SBT faz muito tempo e era traduzido, se alguém tiver...
Vou postar onde baixei para assistir...
Parte 1 = http://www.megaupload.com/?d=GGYNT34I
Parte 2 = http://www.megaupload.com/?d=1Z1937EF
Parte 3 = http://www.megaupload.com/?d=OXPQWT0S
depois é preciso esse programa para ajuntar as partes para ser assistido.
http://baixaki.ig.com.br/download/HJ-Split.htm
é um programa pequeno que depois de inatalado é só clicar em JOIN. Já fiz no meu, e ajuntou sem problemas.
quinta-feira, agosto 13
Congresso: Tecnologia & pessoas com deficiencia & inclusão
O II Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e inclusão social das pessoas com deficiência do Rio de Janeiro é uma realização do Instituto Muito Especial com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. A segunda edição do evento visa reforçar a importância do tema e apresentar as inovações na área de Tecnologia Assistiva, além de debater sobre as novas possibilidades que facilitam e contribuem para a inclusão social da pessoa com deficiência.
O Congresso será realizado na cidade do Rio de Janeiro do dia 24 a 27 de agosto de 2009.
Objetivos
Prosseguir na disseminação do conceito de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência
Estimular a pesquisa e desenvolvimento da Tecnologia Assistiva no Brasil;
Contribuir para atualizar o conhecimento técnico dos profissionais da área;
Difundir experiências inovadoras, como um instrumento facilitador no processo de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência.
O II Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e inclusão social das pessoas com deficiência do Rio de Janeiro será realizado no Centro de Convenções SulAmérica – 2ª pavimento do Espaço Grand Balroom – Av. Paulo de Frontin, 1 (esquina com a Av. Presidente Vargas – próximo a estação de metrô Estácio) Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: http://www.congress oassistivario200 9.org.br/ principal. aspx
O Congresso será realizado na cidade do Rio de Janeiro do dia 24 a 27 de agosto de 2009.
Objetivos
Prosseguir na disseminação do conceito de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência
Estimular a pesquisa e desenvolvimento da Tecnologia Assistiva no Brasil;
Contribuir para atualizar o conhecimento técnico dos profissionais da área;
Difundir experiências inovadoras, como um instrumento facilitador no processo de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência.
O II Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e inclusão social das pessoas com deficiência do Rio de Janeiro será realizado no Centro de Convenções SulAmérica – 2ª pavimento do Espaço Grand Balroom – Av. Paulo de Frontin, 1 (esquina com a Av. Presidente Vargas – próximo a estação de metrô Estácio) Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: http://www.congress oassistivario200 9.org.br/ principal. aspx
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