Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



domingo, abril 4

Luiz Couto pede atenção para os autistas

O deputado federal Luiz Couto (PT) pediu atenção do Poder Público para as pessoas e famílias que convivem com o autismo. Ele fez um apelo aos colegas deputados, no plenário da Câmara, no sentido de buscar a efetivação de políticas públicas direcionadas ao tratamento digno e adequado para os portadores de autismo no País.
Disse Luiz Couto: “Muitos portadores de autismo, em virtude do desconhecimento da população no que concerne à identificação da doença, hoje estão sendo tratados como loucos, não há serviços especiais nem escolas especiais para cuidar dos autistas”, alertou o deputado.
O parlamentar chamou atenção da estatística que para cada 150 indivíduos 1 é autista e disse que os Governos não têm dado uma atenção especial para essas pessoas. Disse, ainda, que apesar do governador do Estado da Paraíba ter sancionado uma lei que garante ao autista o direito à educação e à assistência integral, até o presente momento nada mudou e não houve qualquer adequação dos serviços do Poder Público a esta realidade.
Na Paraíba, infelizmente, existe um cenário de total desconhecimento por parte da população e descaso por parte do Poder Público. Os portadores de autismo não dispõem de qualquer programa do Governo do Estado da Paraíba que lhes permita o mínimo de convívio e inserção social. Não existe a capacitação de educadores ou de membros da área de saúde para acompanhar o Transtorno Global do Desenvolvimento”, observou o parlamentar, que participou esta semana de uma reunião com familiares e amigos de pessoas portadoras de autismo.
Maria José Bechade, assessora de imprensa deputado Luiz Couto

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.