O deputado federal Luiz Couto (PT) pediu atenção do Poder Público para as pessoas e famílias que convivem com o autismo. Ele fez um apelo aos colegas deputados, no plenário da Câmara, no sentido de buscar a efetivação de políticas públicas direcionadas ao tratamento digno e adequado para os portadores de autismo no País.
Disse Luiz Couto: “Muitos portadores de autismo, em virtude do desconhecimento da população no que concerne à identificação da doença, hoje estão sendo tratados como loucos, não há serviços especiais nem escolas especiais para cuidar dos autistas”, alertou o deputado.
O parlamentar chamou atenção da estatística que para cada 150 indivíduos 1 é autista e disse que os Governos não têm dado uma atenção especial para essas pessoas. Disse, ainda, que apesar do governador do Estado da Paraíba ter sancionado uma lei que garante ao autista o direito à educação e à assistência integral, até o presente momento nada mudou e não houve qualquer adequação dos serviços do Poder Público a esta realidade.
“Na Paraíba, infelizmente, existe um cenário de total desconhecimento por parte da população e descaso por parte do Poder Público. Os portadores de autismo não dispõem de qualquer programa do Governo do Estado da Paraíba que lhes permita o mínimo de convívio e inserção social. Não existe a capacitação de educadores ou de membros da área de saúde para acompanhar o Transtorno Global do Desenvolvimento”, observou o parlamentar, que participou esta semana de uma reunião com familiares e amigos de pessoas portadoras de autismo.
Maria José Bechade, assessora de imprensa deputado Luiz Couto
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário por favor.