Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



quinta-feira, novembro 25

Tratamento biomédico


             Nos EUA muitos médicos tratam os autistas através do protocolo DAN (Defeat Autism Now/Derrote o Autismo Agora) feito pelo ARI (Autism Research Institute/Instituto de Pesquisas em Autismo). Pense no movimento DAN! como um movimento político. Bernard Rimland, médico, cientista, pai e estudioso, não se conformava com a visão limitada da sociedade médica que tratava o autismo como uma doença mental. Na década de 60 fundou o Autism Research Institute (Instituto de Pesquisas no Autismo) e a partir de 1980 junto com mais 2 médicos, Sidney Baker e John Pangborn, deu origem ao movimento DAN!
      Em 1995, fez a 1ª conferência DAN! O objetivo formal do movimento DAN é " se dedicar a exploração, validação e disseminação de intervenções biomédicas cientificamente documentadas para indivíduos dentro do espectro autístico, através da colaboração de médicos, cientistas e pais". A experiência desses grupos mostra que o autismo é causado por stress oxidativo, metilação inadequada e distúrbios na sulfatação que acabam atingindo o cérebro e provocando a alteração que chamamos de autismo.
        Na visão DAN!, o comportamento autista se mantém em um tripé que envolve os sistemas imunológico, intestinal e endócrino. Este protocolo baseia-se em tratar o autismo através do comportamento do processo metabólico de cada indivíduo. Este método encontra falhas, excessos, desequilíbrios que ocorrem no organismo, através de exames específicos de sangue, urina, fezes e mineralograma. O objetivo final é superar essas falhas e junto com um tratamento educacional intensivo, recuperar essas crianças. Além de verificar o excesso de metais no organismo, esses exames também podem mostrar outros problemas como défit em vitaminas, aminoácidos e sais minerais, hormônios, alergias e intoxicação alimentar, inflamações...
      De acordo com o protocolo DAN há muitos pontos a serem analisados que podem estar afetando a criança autista.
      A estratégia de intervenção deve ser planejada e a interpretação de eventos que ocorram deve ser cuidadosa, tanto do ponto de vista objetivo quanto subjetivo, de tal modo que eventuais ajustes na conduta sejam implementados.
Nunca se deve esquecer que, em algumas ocasiões, o uso de medicamentos pode vir a ser necessário.
          Impactos no desenvolvimento de crianças pertencentes ao espectro autista:
          O que está desequilibrado/alterado nessas crianças? INVESTIGUE ANTES DE MEDICAR.
- níveis de IgA secretora diminuídos
- doença inflamatória intestinal
-deficiências nutricionais
- refluxo gastro-esofágico
- intestino permeável
-acúmulo de metais pesados
- trombofilia
- disfunção sensorial
- alterações cromossômicas (X frágil,Rhett, alterações congênitas-mais raras,etc)
- sarampo recorrente
- presença de opióides
- deficiência de melatonina
- déficits nutricionais
- alergias alimentares
- autoimunidade cerebral
- alteração na perfusão
- alteração nos níveis de dopamina
- CMIS alterado
- gastrite
- disbiose
- nível de amônia elevado
- alteração nos níveis de purina
- alteração nos níveis de serotonina
- alteração nos mecanismos de sulfatação
- deficiência nos níveis de ômega 3
O QUE ISSO NOS INFORMA?
° uma gama de desequilíbrios bioquímicos podem originar problemas, especialmente quando ocorrem todos em um indivíduo
° existência de sub-grupos dentro do espectro
° identificação do impacto bioquímico que acontece dentro do organismo
° estabelece uma conexão entre intestino & cérebro
AGENTES DESENCADEANTES:
      Para que a história pregressa faça sentido há necessidade de um acontecimento marcante, que leve à alterações no intestino e, depois, ao cérebro.
 O que pode ser?
° Toxinas, viroses, metais, antibióticos, alterações imunes são algumas possibilidades
° Combinações sinérgicas de todos esses fatores são muito possíveis.
   Esses Fatores Necessitam Ser Listados – Estabelecendo prioridades:
° a prioridade é específica para cada criança
° o sucesso requer atenção aos detalhes
° todos os fatores, eventualmente, serão contemplados
° entretanto, o melhor ponto de partida, geralmente é o intestino (CMIS)
Seqüência de Tratamento:
       Seu médico lhe orientará baseado na história do paciente, nos exames laboratoriais e nos sintomas. Essa é uma sugestão de programa de tratamento.
° intolerâncias alimentares ( i.e. glúten, caseína)
° imunidade intestinal ( IgAS)
° flora intestinal/integridade da membrana celular de revestimento intestinal
° desintoxicação e eliminação de toxinas do intestino
° digestão
° absorção
° fortalecimento do parênquima hepático para a desintoxicação
° reposição nutricional ( vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais, aminoácidos)
° desintoxicação dos metais pesados
Cada criança tem uma combinação diferente. Pesquisadores trazem novas pistas diariamente








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