Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



domingo, março 27

CAMPINA GRANDE NÃO VAI FICAR DE FORA


Amigos, não foi à toa que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), desde 2008. Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos. 
        No Brasil, além do cartaz e do vídeo da campanha --, a data será lembrada com a iluminação em azul (cor definida para o autismo) de vários prédios e monumentos importantes, entre eles, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro) -- que acabou de inaugurar uma moderna iluminação de LED --com celebração presidida pelo bisco dom Augusto (às 18h30 do dia 1), a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá (todos em São Paulo) e o prédio do Senado, em Brasília (outras ações podem ser vistas em http://RevistaAutismo.com.br/DiaMundial). No restante do mundo, outros importantes pontos acenderão sua “luz azul”, como no ano passado o prédio Empire State, em Nova York (Estados Unidos) e a CN Tower, em Toronto, (Canadá)
      Aqui em Campina Grande- PB um grupo de mães resolveu se unir para, não só fazer uma mobilização neste dia, mas também criar uma associação para dar apoio as muitas crianças autistas carentes da cidade.
    As manifestações começarão a partir do dia 01 de abril. Várias escola da cidade irão AZULAR-SE e trabalharão com seus alunos o tema (DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO- MAIS INFORMAÇÃO,MENOS PRECONCEITO). Também ocorrerá uma panfletagem na frente das escolas para conscientização dos pais.
     No DIA A ( assim estamos chamando o dia 2 de abril) acontecerá uma panfletagem nas ruas do centro da cidade, onde vários pais e amigos dos autistas estarão vestidos de AZUL e conscientizando a população de que o autista precisa ser tratado com respeito e dado todos os direitos que, a eles estão sendo negados.
     Na cidade ainda não existe um centro especializado que atenda essas crianças, embora já exista uma LEI Nº 8.756, DE 02 DE ABRIL DE 2009 que beneficia todas essas crianças da Paraíba.
    Alguns prédios particulares aderiram ao movimento e também irão iluminar-se de AZUL. Lojas estarão vestindo seus funcionários com a camisa da campanha, reforçando o movimento.
    O Jornal da Paraíba fará a cobertura do evento e entrevistará uma mãe que está na luta há mais de 11 anos pelos direitos das pessoas com autismo.
    Com toda essa corrente positiva, outra cidade da Paraíba entrou no clima de conscientização: São Bento.
   Orientados pela professora Stefânia Diniz, algumas escola também irão trabalhar o tema no dia 01 de abril e estarão vestindo-se de azul. No sábado, a proposta é que as crianças estejam com alguma peça do vestuário AZUL.    
     A Capital, João Pessoa, também está se mobilizando neste dia.
  Outras ações estam sendo agendadas para esse dia e em breve divulgaremos.
               Juntem-se a essa luta!!
               Autismo SIM, conformismo NÃO!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.