Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



sábado, março 12

ATIVIDADES: Diversidade, semelhaças e diferenças


           Recomendado para crianças de pré-escola ao 5º ano.

Os objetivos destas atividades são explorar as semelhanças e diferenças das crianças e o que significa ser exclusivo.
Materiais:
Folha de informação pessoal
Livros sobre diferenças. Existem livros infantis que o tema central são as diferenças entre os personagens como:


Elmer o elefante xadrez de David Mckee. http://brincandocomcores.blogspot.com/2010/04/elmer-o-elefante-xadrez.html
Tudo bem ser diferente de Todd Parr. http://www.youtube.com/watch?v=DgrFIgvF7KU
Sugestões da Márcia Madalozzo (mãe de uma linda menina no espectro):


A felicidade das borboletas de Patrícia Engel Secco. http://blogdaturma501.blogspot.com/2009/05/felicidade-das-borboletas.html
Orelha de limão de Katja Reider e Angel Von Roehl. http://paixaoemensinarprofe.blogspot.com/2010/02/orelha-de-limao.html
Uma joaninha diferente de Regina Célia http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2010/09/uma-joaninha-diferente-regina-celia.html
Rodas, pra que te quero de Angela Carneiro e Marcela Calamo http://deficientealerta.blogspot.com/2009/03/rodas-pra-que-te-quero.html
entre outros.


Você pode conversar com as crianças sobre as formas em que todos nós somos únicos como altura e peso; cor do cabelo e dos olhos; atividades que gostamos; como aprendemos; nossas vozes .


Atividade 1: Folha de informação pessoal
Peça aos alunos para completarem a ficha de informações pessoais.
Você pode colocar os alunos em pequenos grupos para esta atividade. Depois que os alunos completem a folha,converse sobre os resultados, na aula de matemática vocês podem fazer tabelas e usar a atividade como um meio para explorar semelhanças, diferenças e singularidade.


Ficha de Dados Pessoais


Circule as frases que são verdadeiras para você. Você pode adicionar mais frases nos espaços em branco.


1. Eu gosto de assistir filmes.
2. Eu tenho um irmão.
3. Eu tenho uma irmã.
4. Gosto de comer espaguete.
5. Eu tenho um animal de estimação.
6. Tenho o cabelo castanho.
7. Eu gosto de jogar no computador.
8. Eu venho a pé para a escola.
9. Eu já fui à praia.
10. Eu sei subir em árvores.
11. ___________________________________
12. ___________________________________


Atividade 2: Livros sobre diferenças


Use os livros infantis que tenham temas as diferenças e semelhanças para facilitar a discussão de classe.


Atividade adicional: Jogo: Morto ou Vivo


Esta é uma atividade divertida para usar como um meio de explorar as semelhanças, diferenças e singularidade.
Nesta versão de Morto ou Vivo, os alunos irão responder apenas quando o comando é válido para eles. Por exemplo, "Quem tem olhos,castanhos levanta!”. "Todos os alunos de olhos castanhos levntam.”


Outras frases podem incluir:
• “Quem gosta de futebol, fique em um pé."
• "Quem tem um gato de estimação, coloque sua mão esquerda sobre o sua cabeça ".


Após o jogo os alunos sentam em círculo. Peça a cada aluno apontar um colega que de alguma maneira ele / ela e o outro aluno são semelhantes. Peça aos alunos comentarem algo que não conheciam sobre um colega antes do do jogo.


Consulte:
Hopkins, G. (2004). Simon Says "Who Are You?". Retirado do Décimo Sétimo Encontro Mundial de Educação.- fevereiro de 2005. http://www.education-world.com/a_lesson/00-2/lp2061.shtml


Faherty, C. (2000). Asperger ... O que isto significa para mim? Arlington, TX: Futuro Horizons, Inc.


* Recurso extra: Autism Society of America. Crescendo Juntos. (2004).
http://www.autism-society.org/site/DocServer/Growing_Up_Brochure_May _2004.pdf? Docid = 1561 = 1041 & AddInterest


Maguire, A. (2000). Pessoas Especiais maneiras especiais. Arlington, TX: Futuro Horizons, Inc.





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.