Pensando um Segundo...

... é lógico que gostaria muito de reverter muitos traços de autismo no meu filho, pois almejo sua felicidade e independência, mas não tenho mais aquela angústia abafada no peito, desesperada por uma cura como se ele fosse um brinquedo com estragos e que eu queria a todo custo consertar. Hoje sou muito Feliz com o SEGUNDO de hoje. Curto cada momento de alegria dele , cada palavra nova, cada pequena descoberta . Acho ele tão doce... ( e marrento também, às vezes). Pelas palavras, na maioria das vezes, faltarem, ele substitui muito por gestos ou puxando minha mão para pegar o que ele quer, mas amo quando ele assiste um comercial ou ver escrito e diz: Mais Você ou “caderão do uqi”, “jorná nacioná”, armazém papaíba ou ainda quando pergunto o nome dele, da irmã, do pai e o meu(é claro) e ele responde rapidinho. E o melhor é perguntar como ele está e ele dizer: “estou apaxonado”. Se ele tem consciência do que fala? Não sei.... Só sei que o amo por tudo que faz e por aquelas que não consegue fazer. Tento não perde nada... nadinha da vida dele, pois, na vida, ele é meu professor.

Enfim como diz Dalai Lama : '' a felicidade é saber curtir o caminho e não só almejar a chegada. "

Abraços

Vilma Candido



domingo, março 13

Autismo e a Conscientização da Sociedade

    Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo – 02 de Abril.   Os textos estarão em azul - cor símbolo da luta em favor das pessoas com autismo.
Para a maioria da população que desconhece a data, o texto abaixo resume as informações mais importantes.
por Alexandre Mapurunga

             A ONU decretou 2 de abril como o dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, é uma data que serve como referência para que autistas, suas famílias, governos e sociedade em geral discutam o autismo e reafirmem o compromisso de promoção da inclusão e defesa dos seus direitos fundamentais, tais como saúde, educação, lazer, liberdade, respeito pelo lar e pela família.
         Novos estudos no âmbito internacional apontam que cerca de 1% da população possui algum Distúrbio do Espectro do Autismo, no Brasil isso significa algo em torno de 1,9 milhão de pessoas que, muitas vezes, são multiplamente vulneráveis e suscetíveis à violação de seus direitos quando encaram os desafios diários e inerentes à sua condição aliados ao preconceito, à indiferença, ao abandono, à falta de escolas inclusivas que atendam suas necessidades, à indisponibilidade dos serviços médicos qualificados e à pouca cobertura e abrangência dos serviços de habilitação e reabilitação.
         A ONU reconhece o autismo como deficiência e as pessoas com autismo são também protegidas pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que foi ratificada pelo Brasil em 2008 com status de emenda constitucional. Isso demanda uma nova postura dos movimentos ligados aos autistas e suas famílias, baseada nos direitos humanos e nos princípios de não discriminação, aceitação das diferenças e plena inclusão e participação na sociedade, demanda também políticas públicas efetivas e abrangentes que garantam que as pessoas com autismo tenham condições de se desenvolver, preservar sua identidade e compartilhar de todos os meios sociais de forma não segregada. 
              Por isso, no dia 2 de abril de 2011 e na semana de 4 a 8, é importante que mobilizemos a sociedade para debater a temática, promover a consciência e demandar por mais políticas públicas para as pessoas com autismo. Isso poderá ser feito de muitas maneiras: 
  • Audiências públicas nas câmaras municipais e assembleias estaduais para debater e propor ações e políticas públicas;
  • Mobilização dos meios de comunicação (entrevistas, artigos, matérias);
  • Roda de conversas com familiares buscando o apoio mútuo e fortalecimento para o acolhimento e garantia dos direitos;
  • Blitzes, caminhadas, panfletagens falando sobre o autismo;
  • Palestras nas escolas para conscientizar professores e colegas de pessoas com autismo;
  • Uso das redes sociais twitter( #conscienciaautismo), facebook, Orkut para promover a consciência sobre a situação das pessoas com autismo, suas capacidades e combater os estereótipos nocivos e preconceituosos;
  • Vestir azul em homenagem ao dia Mundial da Consciência sobre o Autismo e explicar às pessoas o motivo de sua homenagem, ação realizada por pessoas em todo o mundo;
  • Solicitar às autoridades que iluminem um monumento público de azul dando visibilidade a esse movimento, vai acontecer o mesmo em muitas cidades do mundo; 
             É importante que em todas essas ações usemos Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência como parâmetro norteador das discussões e que primemos também pela participação efetiva dos próprios autistas no sentido de que, sempre que possível, eles possam contribuir diretamente com fala e manifestação, dando força e vida ao lema “nada sobre nós, sem nós”. 
           Cada um, seja autista, familiar, amigo ou militante, independente do seu nível articulação e esfera de atuação, pode fazer sua parte para reduzir o preconceito, assegurar políticas públicas e promover uma consciência positiva acerca do autismo. 
Juntos somos mais fortes. 
Alexandre Mapurunga

Assuntos Jurídicos da ABRAÇA – Associação Brasileira de Ação por Direitos das Pessoas com Autismo

3 comentários:

Hi vitorpos disse...

Prof.Vitorino - sobrinho que apresenta características de autismo, de familia muito pobre não consegue amparo legal e descriminado pelo INSS, que alegar que a meios de socializa-lo. Ele torna-se agressivo, não a minha condição de estar sozinho em qualquer lugar, está sempre assistido,etc. Por favor ajudem esta criança. vitorcarlos6743@hotmaol.com ou tra3us@yahoo.com.br OBRIGADO

ALDENIZE disse...

SOU PEDAGOGA E ATUO COMO PROFESSORA ATUALMENTE VENHO PESQUISANDO SOBRE O AUTISMO E GOSTARIA MUITO DE SABER MUITO MAIS POIS ESTOU APAIXONADA POR TUDO QUE ESTUDO E A CORAGEM DAQUELES QUE CONVIVEM SEMPRE AJUDANDO QUERO MUITO PODER AJUDAR TAMBÉM

Vilma Candido disse...

Oi Aldenize, parabéns pela curiosidade e pela vontade de aprender muito mais sobre o autista. pessoas essas que tem muito a nos ensinar.Onde vc mora?

Postar um comentário

Deixe seu comentário por favor.